Um dos projetos é o da Universidade Ativa, Comunidade Saudável, desenvolvido há três anos na Academia da Universidade, que visa promover a melhora dos fatores que promovem a qualidade de vida e a capacidade funcional de funcionários, professores, acadêmicos e comunidade em geral.
Por capacidade funcional entende-se o desempenho para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária. Além disso, o exercício físico promove melhora na aptidão física, na qual, com o passar dos anos, os componentes da aptidão física sofrem um declínio que pode comprometer a saúde.
A prática de atividade física também promove a melhora da composição corporal, a diminuição de dores articulares, o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização de glicose, a melhora do perfil lipídico, o aumento da capacidade aeróbia, a melhora de força e de flexibilidade, além da diminuição da resistência vascular. E, como benefícios psicossociais encontram-se o alívio da depressão, o aumento da autoconfiança e a melhora da autoestima.
Esse projeto consiste em avaliações físicas periódicas, treino de musculação individualizado, acompanhamento do perfil bioquímico e avaliações nutricionais, proporcionando a proteção da capacidade funcional em todas as idades, especialmente entre os idosos. Atualmente, o projeto conta com 3 planos, com duas, três e cinco vezes por semana.
Os alunos que participam do projeto avaliam os resultados alcançados. A funcionária Carla Skrowonski diz: “Estou no projeto de musculação há mais de dois anos e para mim foi uma mudança muito grande de hábito, pois já fazia caminhada como atividade física, mas a musculação ajudou e ajuda no meu condicionamento físico e mental”.
Lucimar Rossi, outra colaboradora, complementa: “A orientação dos profissionais de Educação Física é importante para uma vida saudável. Faço as aulas no mínimo 3 vezes por semana e procuro manter uma boa alimentação e hidratação. Agradeço aos professores Alessandra e Jonathan pelo desenvolvimento e a importância desse projeto”.
Tauã Flack também enaltece a iniciativa: “Em pouco mais de um ano, vivi uma transformação que jamais imaginei ser possível. Consegui perder 30 kg durante esse período, mas emagrecer foi apenas o começo. O projeto não mudou apenas meu corpo, mas revolucionou minha vida em todos os sentidos. Lidar com a obesidade desde a infância foi um peso que carreguei por anos, mas alcançar essa mudança foi como renascer. Para mim, esse projeto foi muito mais do que um desafio, foi uma jornada de libertação e autodescoberta que transformou minha vida por completo”.
Projeto de Natação
Outra iniciativa de extensão desenvolvida pelo Curso de Educação Física é o Projeto de Natação-ano III, cujo objetivo é oportunizar o ensino da natação aos alunos da Escola Básica da URI Erechim e comunidade em geral. Para o professor Marcos Franken, “a prática de natação na infância contribui para o pleno desenvolvimento da criança e diminui o risco de afogamentos, proporcionando maior segurança para os pais e familiares. Além disso, também se observam benefícios no nível de desenvolvimento da força, coordenação, equilíbrio, cognição e da capacidade cardiorrespiratória. Portanto, a natação tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança em vários aspectos, seja motor, social ou para a saúde, e deve-se ser incluído nas suas atividades diárias”.
A professora Alessandra da Veiga destaca a importância dos projetos de extensão, por envolverem a comunidade e aproximar os acadêmicos das diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho, além de fomentar a pesquisa e o trabalho em equipe.
Pessoas interessadas em participar dos projetos de extensão do Curso de Educação Física da URI podem fazer suas inscrições pela página da URI, (https://www.uricer.edu.br/site/informacao_eventos). Quem desejar mais informações, pode entrar em contato com a professora Alessandra da Veiga, responsável pelos projetos, pelo fone: 35209000 (ramal 9183).
Por URI Erechim