Educação de Erechim é destaque no RS com Índices Acima da Média

Nesta terça-feira (5), o governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o tão aguardado Índice Municipal da Educação do RS (Imers), e Erechim se destacou de maneira notável. O município registrou um sólido índice de 62,95 no Imers, demonstrando o comprometimento da comunidade educacional local em oferecer um ensino de excelência.

Este índice é considerado crucial para a implementação da proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios gaúchos. Erechim, com seu desempenho elevado, coloca-se entre os municípios mais populosos do Rio Grande do Sul, onde apenas três conseguiram superar a marca de 60 no Imers: Lajeado, Erechim e Bento Gonçalves. Surpreendentemente, a capital, Porto Alegre, registrou o pior desempenho entre as maiores cidades do estado, com um índice de apenas 40,02.

A decisão de adotar o desempenho na educação como critério para a distribuição do ICMS entre os municípios foi aprovada pela Assembleia Legislativa em novembro de 2021, com base em um projeto enviado pela administração estadual. A proposta prevê a implementação gradual desse critério a partir de 2024, começando com uma parcela inicial de 10% do total a ser distribuído aos municípios e aumentando progressivamente esse percentual até atingir 17% em 2029.

Com a introdução desse novo critério, Erechim está posicionado de forma promissora nesse novo cenário, destacando a importância da educação como um investimento fundamental em seu futuro e no de toda a comunidade local. O desempenho sólido no Imers reflete o compromisso de Erechim em proporcionar uma educação de alta qualidade, que não apenas beneficia seus cidadãos, mas também contribui para o crescimento e o desenvolvimento sustentável do município.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS