Dom Adimir fala de características pessoais, experiências pastorais e disposições para o ministério episcopal na Diocese

O novo Bispo da Diocese de Erechim, Dom Adimir Antonio Mazali, chegou na cidade no final de segunda-feira e na tarde desta terça-feira, no Santuário de Fátima, concedeu sua primeira entrevista coletiva, transmitida por rádios, facebook e canal do Youtube do próprio Santuário.

Em sua saudação inicial, manifestou sua alegria por iniciar uma caminhada nova, numa nova terra, numa nova missão, depois 27 anos de ministério presbiteral em Cascavel, PR. Referiu-se ao gesto de beijar o chão ao chegar à região. Por ele, recordou São João Paulo II que assim procedia ao chegar em cada país que visitava, do qual é muito devoto e com o qual esteve em diversas audiências nos anos em que estudou em Roma. Lembrou que aquele Papa foi ordenado padre clandestinamente por causa da guerra e da perseguição religiosa e ele, por causa da pandemia, foi ordenado não clandestinamente, mas com participação restritiva.

Características pessoais: De forma até confidencial, Dom Adimir revelou ser tímido, mas também sereno e tranquilo, otimista, valorizando o tempo presente e tudo o que há de positivo na realidade em que se encontra; de fácil adaptação ao lugar em que deve exercer sua missão, de liberdade interior para atender ao que a Igreja lhe propõe. Disse que está conhecendo sua nova residência e organizando suas coisas nela, que vive sentimentos de apreensão e de saudades, naturais depois de sua vida até agora em Cascavel, mas também de confiança.

O desafio de ser bispo: Observou que o padre não espera ser bispo. Ele opta pelo sacerdócio, a escolha para o episcopado não depende dele. Quando o Arcebispo de Cascavel o procurou no dia 30 de março para comunicar-lhe, a pedido do Núncio Apostólico, que o Papa o escolhera para o episcopado, ficou assustado e perguntou-lhe: como ser nomeado bispo neste tempo de pandemia? O Arcebispo lhe respondeu que a Igreja não para. Inspirado na liturgia do dia, cujo salmo proclamava o Senhor é meu pastor que me conduz, nada me falta e como nunca tivesse dito não para a Igreja, deu o sim.

Experiências pastorais: Em seu ministério presbiteral, à luz do lema “sal da terra e luz do mundo”, que retoma como bispo, atuou muito no magistério, na formação de futuros padres, de agentes de pastoral e trabalhou em diversas paróquias.

Disposições para o ministério episcopal na Diocese: Não vem com um plano pronto. Quer conhecer a realidade e somar com o que já está sendo realizado, dar continuidade à missão, concretizar o plano de ação evangelizadora em andamento. Não pretende transferir para cá o que tinha em Cascavel, mas com a experiência lá adquirida viver sua missão aqui. Sempre valorizou a família, a vida desde a concepção até seu fim natural, a formação permanente. Propõe-se viver intensamente sua função de bispo de ser fator de unidade, de promoção da comunhão, respeitando as diferenças, valorizar os momentos bons da caminhada, ser presença de estímulo e encorajamento a todos, à luz de seu lema de ser sal e luz. Valorizar os jovens a partir da família, tendo em vista as riquezas muito grandes que eles têm. Até final do ano pretende visitar as paróquias e seus padres. No contexto da pandemia, levar adiante o que ela despertou de criatividade em todos os setores da vida humana. Especificamente no campo da Igreja, a utilização dos meios de comunicação, das redes sociais, mesmo quando não houver mais restrição para a participação presencial nas celebrações.

Contatos de Dom Adimir após a entrevista: Visitou as dependências da Rádio Virtual, o Seminário e nele o Lar Sacerdotal. Na Cúria Diocesana conheceu seus diversos colaboradores e os serviços específicos que realizam e esteve em sua sala de trabalho.

——————————-.

Dom Adimir Antonio Mazali

Dom Adimir nasceu no dia 16 de maio de 1966, em Ouro Verde do Piquiri no município de Corbélia, PR. É filho de Mário Mazali, falecido, e Leonor Maggioni Mazali. Fez seus estudos primários em Ouro Verde do Piquiri e o obteve Licenciatura em Filosofia em 1988. Em fevereiro de 1989 foi para Curitiba na Comunidade dos Seminaristas do Oeste do Paraná, onde cursou Teologia, concluída em 1992.  Foi ordenado diácono em 12 de julho de 1992 na Paróquia Nossa Senhora da Penha, Corbélia e no dia 05 de dezembro do mesmo ano, na mesma cidade, foi ordenado presbítero por Dom Armando Círio, Arcebispo de Cascavel, já falecido.

Funções exercidas:

– Diretor espiritual e Promotor vocacional no Seminário Menor São José em Cascavel de dezembro de 1992 até agosto de 1999.

– Vigário paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Bairro Periolo em Cascavel, de fevereiro de 1995 a maio de 1996.

– Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio no Jardim Maria Luiza em Cascavel, de agosto de 1996 a agosto de 1999.

– Em agosto de 1999 foi enviado a Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro, para o Mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.

– Administrador do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salette em Braganey de setembro de 2001 até de dezembro de 2002.

– Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe em Cascavel, de fevereiro de 2003 até janeiro de 2009.

Foi também:

– Diretor Espiritual no Seminário Propedêutico em Corbélia em 2005 e 2006.

– Professor no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, CINTEC, de 2002 a 2005;

– Secretário Acadêmico, de 2006 a 2009, e Diretor da Faculdade Missioneira do Paraná, FAMIPAR, em diversas áreas da Teologia, especialmente Patrologia, História da Igreja Antiga, Estágio Pastoral e Comunicação e Homilética, de 2009 a 2019.

– Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cancelli, em Cascavel, de 1º de fevereiro de 2009 a 09 de janeiro de 2016.

– Responsável, na Arquidiocese, pela formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, membro do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, do Conselho de Formadores, do Conselho Pastoral, representante do Clero e presidente da Associação do Clero Secular.

– Assessor da Pastoral Familiar na Arquidiocese desde 2014 e do Regional Sul 2, Paraná, desde 2018;

– Pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel de 10 de janeiro de 2016 até agora.

——————————–.

BIOGRAFIA

PE. ADIMIR ANTONIO MAZALI

Pe. Adimir Antonio Mazali nasceu em Ouro Verde do Piquiri no município de Corbélia – Paraná em 16 de maio de 1966. Filho de Mario Mazali (in memoriam) e Leonor Maggioni Mazali. Fez seus estudos primários em Ouro Verde do Piquiri e o Ensino Médio em Corbélia – PR onde concluiu o Curso de Técnico em Contabilidade. Ingressou no Seminário Maria Mãe da Igreja em Toledo onde formou-se em Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato” entre os anos de 1986 a 1988. Em fevereiro de 1989 foi para Curitiba na Comunidade dos Seminaristas do Oeste do Paraná onde cursou Teologia no Studium Theologicum até novembro de 1992. Foi ordenado diácono em 12 de julho de 1992 na Paróquia Nossa Senhora da Penha, Corbélia, PR e no dia 05 de dezembro do mesmo ano, recebeu a ordenação presbiteral em Corbélia, PR pelas mãos de Dom Armando Círio, Arcebispo (in memoriam) da Arquidiocese de Cascavel.

Em 12 de dezembro de 1992 foi trabalhar como Diretor Espiritual e Promotor Vocacional no Seminário Menor São José em Cascavel até agosto de 1999. De fevereiro de 1995 a maio de 1996 colaborou como vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Bairro Periolo em Cascavel. Em agosto de 1996 assumiu como Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio no Jardim Maria Luiza em Cascavel. Em agosto de 1999 foi enviado à Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro onde fez o Mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao retornar em setembro de 2001 foi Administrador do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salette em Braganey até de dezembro de 2002. Em fevereiro de 2002 assumiu como Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe em Cascavel onde atuou até janeiro de 2009. Foi Diretor Espiritual no Seminário Propedêutico em Corbélia nos anos de 2005 e 2006.  De 2002 a 2005 foi professor no CINTEC – Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel e de 2005 a 2018 na Famipar – Faculdade Missioneira do Paraná em diversas áreas da Teologia, especialmente Patrologia, História da Igreja Antiga, Estágio Pastoral e Comunicação e Homilética. Também foi Secretário Acadêmico de 2006 a 2009 e Diretor da Famipar de 2009 a 2019. Atuou como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cancelli de 01 de fevereiro de 2009 a 09 de janeiro de 2016. Na Arquidiocese foi responsável pela formação do Ministros da Sagrada Comunhão; participou do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, do Conselho de Formadores, do Conselho Pastoral. Foi representante do Clero e presidente da Associação do Clero Secular.

Em 2014 foi nomeado Assessor Diocesano da Pastoral Familiar e em 2018 no Regional Sul 2. Desde 10 de janeiro de 2016 é pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel.

——————————————————————–.

Saudação ao povo da Diocese de Erexim – RS

Cascavel, 15 de abril de 2020.

 

Caríssimo Pe. Antonio Valentini Neto

M.D. Administrador Diocesano

Minha saudação ao senhor Pe. Antonio Valentini Neto, e ao saudá-lo, estendo minha saudação a todos os padres, diáconos, autoridades civis e militares, bem como, com muito carinho a todo o povo de Deus desta Diocese de Erexim.

Ao receber, na manhã do dia 30 de março a notícia, através do Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, da minha nomeação pelo Papa Francisco como bispo desta Diocese de Erexim, em meio à situação em que vivemos da pandemia do Coronavírus, pensei no desafio a que o Senhor me chama. Mas consciente de que, não obstante as minhas limitações humanas, o Senhor envia-me a mais uma missão e confiante de que por Ele serei guiado à frente de seu povo, respondi o meu sim com muita disposição. Recordo ainda o Salmo 22 da liturgia do dia 30 que dizia: “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. Minha prece foi para que o Senhor faça de mim um verdadeiro pastor e um instrumento de seu plano de amor para com todos, pensando neste novo povo que me será confiado. Pedi também a São José, padroeiro da Diocese, que me ajude a ser como ele – um pai cuidando dos interesses de Jesus.

Acolho com muito carinho a todos e a todas que fazem parte desta Diocese e com o coração já inteiramente vosso, agradeço ao povo de Deus desta Arquidiocese de Cascavel com quem trabalhei nestes 27 anos de ministério sacerdotal, particularmente Dom Mauro Aparecido dos Santos e me coloco inteiramente à disposição para servir e amar a todos aqueles que encontrarei na nova missão – Diocese de Erexim –  junto a quem desejo ser “Sal da terra e Luz do mundo”.

A todos, asseguro desde já minhas orações e preces e que pela intercessão de São José, o Senhor vos proteja e abençoe sempre.

Abraço fraterno, em Cristo.

Pe. Adimir Antonio Mazali

———————————————————————————————————-.

BRASÃO HERALDICO

ECLESIÁSTICO

Dom Adimir Antonio Mazali

 

Descrição do Brasão

                A heráldica eclesiástica do Dom Adimir Antonio Mazali, pertencente ao clero da Arquidiocese de Cascavel, eleito para o episcopado na Diocese Gaúcha de Erexim é composto de:

                ESCUDO: O escudo do brasão é de modelo tradicional dividido em 3 campos: dois superiores em cores azuis e o inferior de cor branca. As cores azuis simbolizam a humanidade imersa na eternidade do projeto salvífico de Deus.

                LÍRIO: Remete a figura bíblica do Patriarca São José, esposo castíssimo de Maria e Pai putativo de Jesus. Ele que permaneceu fiel ao chamado do Senhor, sendo um dos justos louvado pela Sagrada Escritura, Padroeiro da Igreja Universal e da Igreja Particular da Diocese de Erexim.

                FLOR DE LIS: Símbolo de Maria em cor prata, presente em todo trajeto e vida do Filho, Salvador do Mundo. Maria, assim como José, viveu a plenitude da vida na graça percebida pelas palavras da saudação do anjo. Maria é aquela que gera através do seu sim o Redentor do Mundo, nos porta e nos aponta o caminho para Ele. Nas palavras de São Bernardo de Claraval: “Vede uma estrela, invocai Maria.”

                ESTRELAS: Elas em número de 3, simbolizam a bela definição patrística de Maria a Sempre Virgem em 3 momentos: Virgem antes do parto, Virgem perante o parto e Virgem após o parto.

                RAMO DE CAFÉ: Símbolo da origem, a cidade de Ouro Verde do Piquiri local do nascimento de Dom Adimir, onde destaca-se pelo cultivo e produção de café. O branco nos remete ao batismo, onde nascemos para Deus. Como nos diz o ritual do batismo: “(…) conservar a dignidade de filhos e filhas de Deus até a vida eterna.” O batismo, a porta para os demais sacramentos é a fonte de todas as vocações.

                CHAPÉU PRELATÍCIO: Símbolo de Cristo cabeça da Igreja, Cristo é o sumo e eterno sacerdote, Ele que se oferece como hóstia perfeita ao Pai, por amor dos homens; por isso a cor vermelha no chapéu, a oferta da vitima imolada, como o próprio Senhor nos diz: “(…) Minha vida ninguém a tira, Eu a entrego livremente (…)”! (Jo 10,28).

                BORLAS: Símbolo do corpo apostólico que agora Dom Adimir faz parte. Os Apóstolos unidos, ligados com a cabeça: Cristo! Nas palavras de Santo Inácio de Antioquia: “Onde está o Bispo, está Igreja!”

                CRUZ: Símbolo de em nome de quem se anuncia o Evangelho. Em nome do Senhor Jesus e por Ele se faz. Como nos admoesta o Apóstolo Paulo: “(…) Vos anuncio irmãos, a não ser Jesus Cristo, e este Crucificado (…)”. Na Cruz é que pende toda a salvação do mundo. Por Ele, com Ele e Nele.

                LISTEL: Este encontra-se abaixo do brasão, onde porta o lema do novo Bispo, norteia o desempenho pastoral, o caminho pelo qual se irá seguir. O lema de Dom Adimir é do evangelho de Mateus (5,13-14), onde em latim está escrito: “(…) SAL TERRÆ ET LUX MUNDI (…)”.

“SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO”. O Listel por fim, carrega a frase de identidade do novo Bispo, onde irá buscar fazer acontecer e semear no povo e em si próprio, esta identidade evangélica.

——————————————–

Bula de nomeação episcopal de Dom Adimir Antonio Mazali

FRANCISCO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS,

ao dileto filho Adimir Antonio Mazali, do clero da Arquidiocese Metropolitana de Cascavel, agora eleito Bispo de Erexim, paz e bênção apostólica. Diariamente, com humildade rogamos ao Nosso Senhor Jesus Cristo, a caminho da sua Igreja e de todos os fiéis, o conduza benignamente para a santidade. Consideramos agora verdadeiramente as necessidades espirituais de Erexim, como aí fosse desejado um pastor e um administrador das coisas sagradas, após o último Bispo desta comunidade eclesiástica, o venerável irmão José Gislon, OFMCap, transferido para Caxias do Sul. Tu, porém, ó dileto filho, que, como sacerdote ornado de virtudes unificadoras e não poucas louváveis obras que levaste a termo, és por isso considerado inteiramente idôneo para aceitar o múnus e frutuosamente exercê-lo. Sob o Conselho da Congregação para os Bispos, sob nossa autoridade apostólica, nomeamos e te constituímos Bispo de Erexim com os direitos e deveres afins, que devem estar unidos a teu estado de vida e voltados para as prescrições dos sagrados cânones. Poderás receber a consagração episcopal em qualquer nação, também fora da cidade de Roma, e do Bispo que desejares. Mas antes que faças a profissão de fé, é necessário também que pronuncieis o juramento de fidelidade a nós e a nossos sucessores, segundo as leis ou normas da Igreja. Ordenamos de fato para que cuides que esta carta seja lida ao clero e ao povo da Diocese a ti agora confiada, aos quais exortamos a que te recebam como mestre enviado e com boa vontade te aceitem como guia e permaneçam unidos a ti. O que sobrevier, dileto filho, queremos animar-te a que confies todo o teu empenho e zelo a Cristo, a Ele agrades em todas as coisas. Diligente e retamente, administres as Palavras e ações Dele aos fiéis agora a ti confiados.

Dado e passado em Roma, Laterano, no 15º dia do mês de abril, no ano do Senhor, dois mil e vinte, oitavo de Nosso Pontificado.

Francisco

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS