Diretoria da Amau mantém audiência com presidente do Cirau

Mauricio Soligo, acompanhado por prefeitos da região, levou o apoio da entidade à pauta de reivindicações

O presidente da Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Mauricio Soligo, prefeito de Getúlio Vargas, acompanhado pelo vice-presidente Nilton José Valentin, prefeito de Benjamin Constant do Sul, participou, na manhã desta quarta-feira, 2, no Ginásio da Igreja São Pedro, em Erechim, da Audiência Pública Regional realizada com o objetivo de tratar sobre a estiagem para a agricultura familiar. Presentes também o prefeito de Gaurama, Leandro Márcio Puton, e o prefeito de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski, o Polaco.

O encontro foi promovido pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU) e pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Erechim) e contou com a participação de agricultores familiares de toda a região que estão sendo afetados pela estiagem, seja por perda nas lavouras, falta de água ou mesmo queda na produção leiteira. No evento foram apresentadas as pautas da categoria nas esferas Estadual e Federal.

O presidente da Amau, Mauricio Soligo, agradeceu pela organização do evento e destacou a importância que o setor tem para a região do Alto Uruguai. Ele informou que na Assembleia da Amau foi deliberado e imediatamente foi emitido um ofício solicitando ao presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, para que articulasse e apoiasse este movimento em defesa da agricultura familiar e daqueles que produzem no Estado do Rio Grande do Sul.

Uma constatação do prefeito é para a dificuldade que os municípios enfrentam ao trabalhar em cima dos decretos de emergência. Por isso, falou ser importante solicitar que a Defesa Civil do Estado do RS leve em consideração não somente o impacto humano, mas, também, o impacto financeiro que uma estiagem provoca dentro de uma propriedade rural. Segundo ele, na região faltam apenas cinco municípios terem seus decretos aprovados. Informou que no município de Getúlio Vargas, as perdas com o setor agrícola chegam a R$ 82 milhões. “O setor agrícola na nossa região contribui enormemente com as receitas dos municípios, sendo o setor produtivo responsável pela principal receita de muitos deles. É deste retorno que vem os recursos na área da educação e da saúde, pois os municípios arcam com muitos destes custos”, informou

Soligo afirmou que a Amau é parceira, solidária e vai demandar a pauta da agricultura como uma de suas prioridades. Ao encerrar, Mauricio Soligo, o vice-presidente Nilto José Valentini, e os prefeitos Leandro Márcio Puton e Valdemar Cibulski entregaram aos organizadores do evento o ofício que foi encaminhado ao presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, levando em consideração toda reivindicação que a Fetraf-Sul fez para os prefeitos da Amau.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS