Diretoras afirmam que uniformes trarão tanto benefícios sociais quanto pedagógicos

Entre eles igualdade, mais segurança, melhor rendimento escolar e bem-estar dos estudantes. Escolas Lucas Vezzaro e Copas Verdes receberam uniformes escolares do programa municipal Investe + Erechim

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flavio Tirello, e a secretária de Educação, Verenice Lipsch, realizaram a entrega de mais duas remessas de uniformes escolares, nesta quarta-feira (8), para estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro e na Escola de Educação Infantil Copas Verdes.

Escola Lucas Vezzaro

Conforme a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil, Lucas Vezzaro, Manuela Oldra, os uniformes são muito importantes para a comunidade escolar, porque caracterizam a instituição, o município, e isso é relevante, principalmente, para a comunidade. “A gente fala das distinções, o uniforme escolar traz igualdade às crianças, e ver os olhos deles brilhando com este presente, com tudo isso, é magnífico”, observa.

A diretora ressalta que o uniforme também tem reflexos no processo de ensino e aprendizagem, na questão pedagógica. “Por fazer a criança pertencer a algo, se reconhecer como parte de um ambiente, assim, elas se sentem felizes fazendo parte da comunidade e isso para a questão pedagógica – se sentir integrada – é fundamental para se ter um bom aprendizado”, explica. E, acrescenta, “a comunidade escolar, as crianças, estão muito felizes com os uniformes”.

Escola Copas Verdes

De acordo com a diretora da Escola de Educação Infantil Copas Verdes, Mirian Eugênia Meneguelo Poletto, a implantação do uniforme escolar é importante tanto para a questão social quanto pedagógica. “Estamos muito felizes em receber este presente, e como escola, prezamos pelo respeito à infância, e o uniforme entra para reduzir as desigualdades, proporcionar mais segurança aos estudantes”, observa.

A diretora Mirian, afirma que com os uniformes, a comunidade e todos que estão dentro da instituição irão poder identificar as crianças que fazem parte da escola. “O que traz segurança para os professores e, também, para as famílias dos estudantes”, afirma.

Com relação ao aspecto pedagógico, explica a diretora Mirian, o uniforme vem para enriquecer muito a prática, porque todos estarão vestidos iguais sem ter diferenças, por exemplo, de mochila, roupa. “E isso a gente sabe que é também importante pra eles”, afirma.

Ela observa que o investimento neste grande projeto dos uniformes é algo que chama atenção. “O tanto de recursos que foi investido na educação, hoje, para o governo municipal, a educação é prioridade sim”, afirma.

A diretora da Escola Copas Verdes afirma que o uniforme escolar despertou atenção não somente dos profissionais que trabalham na instituição como também da comunidade em si, como as famílias e responsáveis. “Quando mandamos o relatório de que receberiam 14 peças, desde meias, camisetas de verão e inverno, jaquetas, tênis, isso foi impactante, e todos ficaram feliz com este investimento, e com esta oportunidade de ter, de forma gratuita, os uniformes”, disse.

Investimento no futuro

Na ocasião, a secretária de Educação, Verenice Lipsch, disse que este projeto, que hoje é realidade, é fruto do trabalho de muitos profissionais e vai ter um impacto muito grande na vida dos estudantes e das famílias, tanto pelo lado econômico quanto cultural. “Os uniformes escolares irão proporcionar mais inclusão social, integração entre os estudantes e a formação do senso de equidade”, disse.

O vice-prefeito, Flavio Tirello, disse na entrega dos uniformes que esse é um dos maiores projetos de inclusão social da atual administração e um investimento no futuro do município.

“Não tem preço o trabalho que vocês têm feito”, disse o prefeito de Erechim, Paulo Polis, se referindo a todos os profissionais que trabalham nas escolas, merendeiras, faxineiras e professoras. E, acrescentou, “o mais importante é o conjunto da obra, a soma de todos os esforços que resultam numa boa educação, do uniforme à valorização dos profissionais da educação, o pagamento do piso nacional dos professores e uma alimentação saudável”.

O prefeito Paulo Polis pediu a colaboração das famílias para que ajudem a cuidar do uniforme escolar, já que o objetivo é reaproveitar, a cada ano, as peças com os novos estudantes que entrem nas escolas municipais.

Investe + Erechim

Os investimentos de R$ 4 milhões no uniforme escolar fazem parte do programa municipal Investe + Erechim vai contemplar mais cinco mil estudantes do Pré ao 9º ano, gerando mais inclusão social, melhor rendimento escolar e bem-estar aos estudantes. O Investe + Erechim é o maior programa de investimentos da história do município.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS