Quatro diplomados do Curso de Engenharia Civil da URI Erechim acabam de ser aprovados em processos seletivos de mestrado.
Francine Padilha obteve aprovação em três programas de Pós-Graduação: Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Tecnologia dos Materiais e Sistemas Construtivos; na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Curitiba, na linha de Pesquisa de Estruturas, Materiais e Geotecnia; e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Construção Civil.
Já Alessandra Zaleski também foi aprovada em três programas de Pós-Graduação: Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Pato Branco (UTFPR), na área de Materiais e Engenharia de Estruturas; na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Construção Civil; e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na área de Gerenciamento de Resíduos.
Enquanto isso, Giovani Bruschi e Vinícius Tochetto foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nas áreas de Geotecnia e Estruturas, respectivamente.
Para Francine, “a dedicação aos estudos, bem como o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, participação em congressos e publicações de artigos científicos foram de suma importância para que eu obtivesse essas aprovações. Destaco ainda, o meu reconhecimento ao curso de Engenharia Civil e à Universidade pelas oportunidades e infraestrutura disponibilizadas para a realização de pesquisas que enriqueceram a minha formação, juntamente com os conhecimentos transmitidos pelos professores e principalmente pela contribuição e ensinamentos repassados pela minha orientadora, Cristina Vitorino da Silva”.
Giovani Bruschi igualmente reconheceu o período de formação acadêmica: “Agradeço imensamente aos professores e amigos que me acompanharam durante essa jornada, aos programas e infraestrutura oferecidos pela Universidade e, também, a oportunidade da bolsa de iniciação científica (CNPq) que alavancou o interesse pela área acadêmica bem como concedeu a capacitação necessária para a seleção”.
Para a coordenadora do Curso, professora Cristina Vitorino da Silva, “o empenho dos alunos, aliado ao trabalho desenvolvido pelo corpo docente e as excelentes condições que a URI proporciona para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, foi determinante para que essas aprovações em programas de mestrado de reconhecimento internacional tenham ocorrido. Durante o curso, os acadêmicos puderam participar de projetos de pesquisa financiados pela universidade que, além de proporcionar a aprendizagem de conhecimentos específicos e a construção de um bom currículo, despertaram o interesse profissional para a área acadêmica”.