Diplomado em Engenharia Mecânica da URI conclui mestrado na UFRGS

      O egresso do Curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim, Raul Vanz, acaba de concluir seu mestrado no PROMEC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), na área de Fenômenos de Transporte. Ele defendeu sua tese no dia 15 de julho.

         Durante a graduação, Raul foi pesquisador científico durante dois anos e meio no LABSIM da URI, tendo participado de 4 bolsas de pesquisa em temas ligados à análise computacional da combustão de carvão mineral em centrais termoelétricas usando CFD, com orientação do Professor Cristiano Vitorino da Silva.

      Além disso, foi monitor durante um ano da disciplina de Transferência de Calor e Massa junto ao laboratório de Fenômenos de Transporte da Universidade e participou do programa de pesquisa e desenvolvimento industrial URI Indústrias, onde foi conduzido um trabalho para análise de um protótipo de um coletor de sementes.

         “No meu trabalho, estudei, através de modelagem em CFD, um novo conceito de bico injetor de diesel utilizado para ignição de carvão mineral pulverizado na Central Termoelétrica de Pecém, do Grupo EDP, situada no Ceará. Foi desenvolvido um protótipo que foi a testes na usina e se mostrou apto para substituir os bicos injetores comerciais que eram utilizados pela usina. Esse estudo fez parte de um projeto de P&D ao qual eu fazia parte, juntamente com o professor Cristiano Vitorino da Silva, onde o principal objetivo era a elaboração de uma ferramenta que desse subsídios às ações de operação da UTE-Pecém, baseada na predição do comportamento do seu gerador de vapor”, explicou Vanz.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS