banner-on-line-1181x374

Diocese de Erechim emite Nota de Pesar pelo falecimento do Pe Nelson Caetano Longo

Nota de Falecimento – Pe. Nelson Caetano Longo

Consternado, comunico o falecimento do Pe. Nelson Caetano Longo ocorrido às 14h40 deste dia 03, primeira semana do Advento, no Hospital de Caridade de Erechim, onde fora internado no dia 08 de outubro passado, em consequência de carcinoma no pâncreas, com metástases em diversas partes do corpo.

O velório do Pe. Nelson iniciará no Santuário N. Sra. de Fátima a partir das 18h, com missa de corpo presente às 18h30. Em seguida, o corpo será deslocado para a Igreja São Paulo, Linha São Paulo da Paróquia N. Sra. dos Navegantes, Campinas do Sul, comunidade na qual nasceu, onde haverá continuação do velório e também missa de corpo presente às 10h, de amanhã, dia 04, seguindo-se o sepultamento no cemitério local.

Pe. Nelson Caetano Longo nasceu no dia 07 de setembro de 1948, em Campinas do Sul, na época pertencente à Paróquia Santo Antonio de Jacutinga. Ele é o sétimo dos 11 filhos de Ângelo Inácio Longo e Carolina Fruet Longo, conhecida como Paulina.

Pe. Nelson iniciou seus estudos na escola São Paulo, Linha São Paulo, Campinas do Sul. Em 1963, foi estudar na escola N. Sra. Aparecida de Campinas do Sul, onde completou o antigo curso primário. Em 1964, entrou no Seminário N. Sra. de Fátima em Erechim, onde, até 1967 concluiu o então curso ginasial. De 1968 a 1970, residindo no Seminário, com os colegas de aula, frequentou o antigo curso colegial no Colégio Professor Mantovani.

Em 1971, ingressou no Seminário Maior N. Sra. Imaculada Conceição de Viamão onde cursou a faculdade de Filosofia. Em 1973, saiu do Seminário e passou a residir em Porto Alegre, onde trabalhou na Rede Ferroviária Federal, atuando como escriturário. Mas continuou a faculdade de Filosofia, concluindo-a em 1974.

Em 1975, Pe. Nelson deixou seu trabalho em Porto Alegre e voltou a residir no Seminário de Viamão e iniciou a faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Como queria ter recursos para cobrir as despesas de pensão e de estudos, foi admitido a trabalhar na secretaria da faculdade de Filosofia do Seminário.

Em 27 de julho de 1978, na metade do quarto ano de Teologia, foi ordenado diácono e, concluída a Teologia, foi ordenado presbítero por Dom João Aloysio Hoffmann, primeiro bispo da Diocese de Erexim, no dia 16 de dezembro seguinte, na igreja N. Sra. dos Navegantes de Campinas do Sul.

Como padre, exerceu as seguintes funções:

– assistente dos seminaristas do Seminário N. Sra. de Fátima, Erechim, de 1979 a 1984;

– Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. de Fátima de Entre Rios do Sul em 1985 e 1986;

– Pároco da Paróquia São Cristóvão, Erechim, em 1987;

– Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Viadutos, de 1988 a 1998;

– Pároco da Paróquia Santo Antonio, Jacutinga, de 1999 a 2006;

– Pároco da Paróquia São Valentim de São Valentim, de 2007 a 2010;

– Pároco da Paróquia N. Sra. Medianeira, Barra do Rio Azul, de 2011 a 2018;

– Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. do Rosário, Barão de Cotegipe, em 2019;

– Em 2020, passou para o Lar Sacerdotal, precisando de cuidados especiais de saúde em vista do Mal de Parkinson e problemas de próstata. Superada a questão da próstata, estava relativamente bem. Mas, em outubro de 2024, consultas e exames de laboratórios constataram estar com câncer originado no pâncreas e já com metástases nos quadris, na região clavicular esquerda e na coluna. Passou a ter intenso tratamento clínico. Ele foi informado detalhadamente da situação que a encarou com serenidade e confiança.

Quando Pároco na Barra do Rio Azul, Pe. Nelson sofreu um assalto na casa paroquial. Ficou muito traumatizado.

Pe. Nelson foi membro do Conselho de Presbíteros em dois períodos e do Conselho Econômico por um e Assistente do Movimento Familiar Cristão.

Exerceu o Magistério em escolas estaduais.

Solicito a todos os diocesanos a oração em sufrágio pelo falecido Pe. Nelson e aos padres que o incluam nas intenções de missa nos próximos dias e celebrem missa de sétimo dia por ele. Solicito ainda continuar a oração constante por todas as vocações, mas especialmente diaconais e presbiterais para nossa Diocese.

Erechim, 03 de dezembro de 2024, memória litúrgica de São Francisco Xavier.

Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo Diocesano de Erechim.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS