Dicas essenciais para quem deseja empreender

Ser o seu próprio chefe, trabalhar atuando em uma área que gosta, saber que está movimentando a economia e quem sabe, dependendo do caso, gerar emprego. Realmente empreender é tentador.

Mas calma lá, antes de se aventurar no fascinante, lucrativo (e difícil) mundo do Empreendedorismo, é necessário ter em mente que nem sempre as coisas funcionarão como você quer.

É preciso saber também que apenas em raríssimos casos o empreendimento gera lucro em um prazo tão curto. Além disso, é bom estar preparado para mergulhar em todos os trâmites burocráticos que ter um negócio próprio envolve.

O caminho é tortuoso, mas também isso não é motivo para desistir. Pelo contrário, é mais uma razão para abraçar os seus sonhos e investir em seus esforços.

Empreender pode ser difícil, mas com algumas dicas você vai ver que poderá superar as dificuldades que aparecerem pelo trajeto.

 

Sem planejamento e objetivos traçados não há sucesso

Nichos de mercado a serem explorados há aos montes, ideias aguardando serem desenvolvidas e postas em prática também.

No entanto, de nada adianta você investir em um restaurante, ou em uma loja, ou em uma startup que teve uma ideia brilhante se você não organizar os seus objetivos.

Existem algumas perguntinhas que todo e qualquer empreendedor deve fazer para si mesmo antes de colocar o seu projeto em prática. “Quem é o meu público?” e “Como vou solucionar o problema dele?” são apenas alguns desses questionamentos.

É importante ter em mente que qualquer segmento, seja no ramo alimentício, vestuário, informática ou outro qualquer, existe para sanar problemas comuns do cotidiano.

Desde sempre a raça humana teve ideias para solucionar as dificuldades. A roda, o arco e flecha e a calculadora, são alguns desses exemplos.

Mas como empreender em uma época em que todas as ideias, todos os aplicativos, tudo já parece ter sido inventado?

E mesmo que o seu empreendimento seja uma loja, como fazer para concorrer com tantas outras lojas que existem por aí? E se for uma loja virtual, como ter um bom volume de tráfego?

 

Dicas para empreender sem se arrepender

Ser empresário no século XXI é estar conectado na internet. Disso não há duvidas. Sem a famosa presença online o seu negócio será invisível para os seus clientes. Por isso, dê uma olhada nas seguintes dicas.

 

1 – Tenha um blog

Você que é empreendedor certamente tem um site (caso a resposta seja não você necessita de um para ontem).

 

Se quer saber como criar um blog(dica, siga esse tutorial), existem tutoriais que podem responder de forma didática e rápida a sua pergunta.

As vantagens de um blog são várias e graças a eles você divulga o seu negócio no local mais frequentado do planeta Terra atualmente: a Internet.

Além disso, por meio de um blog você dá dicas de como usar o seu produto, incentiva e atrai o público.

E as boas notícias não acabam aí: você mesmo pode editar e realizar postagens no blog. Hoje em dia existem plataformas que facilitam todo esse processo.

E não se esqueça de efetuar o registro de domínio do seu blog. Com isso você irá conferir mais credibilidade para a sua marca.

 

2 – Fique por dentro das técnicas de Marketing

Já não se faz mais Marketing como antigamente. Isso é uma verdade. Após o advento da Internet, qualquer empreendedor (seja ele de um pequeno, médio ou grande negócio) deve saber o que são leads, landing pages, SEO e outros termos tão comuns na área.

 

Por isso, ler constantemente sobre o Empreendedorismo em tempos de “www” é uma ação muito importante para você se manter antenado com o que ocorre ao seu redor e também com o seu público.

 

3 – Escolha um bom serviço de hospedagem de sites

O seu site é a sua vitrine aberta 24h na internet. É por meio dele que os seus clientes vão saber o que você vende, qual é a sua missão, a sua visão e outras características importantes.

 

Para evitar problemas como lentidão e falhas, é fundamental que você tenha à disposição uma boa hospedagem de site.

 

No caso de empreendimentos que são lojas online, uma hospedagem de qualidade oferece planos com backups, bem como com protocolos de segurança.

 

4 – Faça parte das redes sociais

 

Se você quer atrair clientes para o seu negócio, vá onde eles estão. Facebook, Youtube e Instagram possuem usuários interessados nos mais variados assuntos e aptos a comprar os mais variados produtos.

 

É nessas horas que o empreendedor deve usar esses canais de maneira estratégica, sempre com o intuito de interagir e atrair o seu público-alvo.

 

Conclusão

Hoje em dia é impossível falar em empreender sem utilizar os recursos que a web oferece. Blogs, sites, vídeos, e-books, enfim, alternativas não faltam para prosperar.

 

Por isso, para quem deseja empreender, é importante ficar atento nas novidades e possibilidades que a internet oferece.  

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS