Dia dos Namorados: pesquise preços e comemore do começo ao fim

“Antes de tudo, o consumidor que vai presentear a pessoa amada precisa pesquisar o preço e se atentar a alguns detalhes durante a compra do presente”, afirma diretora do Procon, Andressa Battisti

Muitos casais apaixonados irão comemorar, no próximo domingo, dia 12, o Dia dos Namorados. Para evitar aborrecimentos durante a compra dos presentes e até mesmo durante a comemoração, o Procon de Erechim preparou algumas dicas.

A diretora do Procon, Andressa Battisti, ressalta que, antes de tudo, a dica mais importante é pesquisar os preços: “Antes de tudo, o consumidor que vai presentear a pessoa amada precisa pesquisar o preço e se atentar a alguns detalhes durante a compra do presente”, afirma.

Presentes

– Os valores das mercadorias devem estar expressos nas prateleiras e na vitrine;– O ideal é que o consumidor saia de casa sabendo o que realmente vai comprar, assim evita as famosas compras por impulso;– O comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para o pagamento via cartão de crédito ou débito;– O comerciante deverá expor de forma clara os valores parcelados e à vista, dando assim a opção de escolha para o consumidor.– É preciso saber sobre a possibilidade de troca do presente, em razão de cor, modelo ou tamanho. A lei só obriga a troca de mercadoria por defeito.– Se o produto for eletroeletrônico é preciso testá-lo na loja. Em caso de defeito, o estabelecimento tem 30 dias para reparar o produto e devolvê-lo. A lei não garante a troca imediata.– Já nas compras pela internet, o consumidor deverá redobrar a atenção. Deve-se certificar de que a página é de confiança. Nestes casos, conforme o Código do Consumidor, o cliente tem sete dias, contados após a compra da mercadoria, para cancelar o pedido.

Jantar

– Os estabelecimentos que cobram couvert artístico (taxa) têm de deixar a informação clara e informar o consumidor previamente;– Em restaurantes com rodízio não é permitida a cobrança distinta para homem ou mulher.– O pagamento de gorjeta é opcional. Se o serviço vier incluso na conta, o consumidor não precisa pagá-la na íntegra, pode dar o percentual que achar mais conveniente ou simplesmente não pagar pela taxa.

Endereço do Procon

Se for identificada alguma prática abusiva, o consumidor deve denunciar ao Procon de Erechim pelo telefone 35207089, pelo e-mail: [email protected] e, também, pelo atendimento das 8h30 às 17 horas, na rua Itália, 135.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS