Dia de Campo Socioassistencial envolve 11 municípios do Alto Uruguai

Floriano Peixoto sediou o Dia de Campo Microrregional Socioassistencial com famílias de 11 municípios da região do Alto Uruguai, realizado na quinta-feira (03/10), na comunidade Anita Garibaldi. O evento reuniu mais de 350 pessoas de famílias assistidas nos planos socioassistenciais dos municípios. A atividade visou contribuir para a produção de alimentos saudáveis para o mercado e para autoconsumo, aliando a preservação da biodiversidade ambiental e alimentar a fim de melhorar a qualidade de vida e a inclusão social e produtiva das famílias. Neste sentido, foram realizadas oficinas com orientações sobre a confecção de almofadas terapêuticas, criação de abelhas sem ferrão, políticas públicas para o meio rural e horto medicinal e suas metodologias.

As extensionistas rural social Nádia da Rosa e Karen Marchetto orientaram como produzir a almofada terapêutica, as plantas usadas, encontradas ou produzidas na própria propriedade, bem como seus efeitos terapêuticos para a saúde e como usá-la. “Não devemos misturar mais do que três espécies de plantas na confecção da almofada”, destacou Karen, ao observar que a almofada pode ser utilizada em temperatura ambiente, aquecida ou gelada.

Em outra oficina, o produtor Evando Cantelle, acompanhado do extensionista da Emater/RS-Ascar, Julio Cesar Bernardi, orientou sobre a criação e manejo da abelha sem ferrão, principalmente das espécies Jataí e Mirins. Ele explicou como preparar iscas para capturas de abelhas, as características e comportamento de cada uma delas, o tamanho e o material adequados na fabricação das caixas. “Esta é uma atividade bem rentável”, garantiu.

Em outra estação, o tema abordado foi politicas pública para o meio rural, repassado pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Oberdan Scolari, pela psicóloga Aline Bonez e pela assistente social Tatiane Ueker, ambas do Centro de Referência a Saúde (Cras) de Floriano Peixoto. Eles explicaram as formas de acesso às políticas públicas voltadas à Previdência Social, saúde, agricultura, educação, assistência social. Com uso de uma maquete com uma família destacaram o papel, a proteção e bem-estar da família, bem com direitos e deveres.

Junto ao horto medicinal, instalado no pátio da Escola Municipal Anita Garibali, foram repassadas orientações sobre uso das plantas medicinais, horários indicados para os órgãos correspondentes, o princípio ativo das plantas. A extensionista Rosangela Montepó explicou as metodologias que foram construídos: aspiral, corpo humano e boneco, que devem ser construídos em locais adequados. Rosangela observou que a Vigilância Sanitária recomenda o uso de 66 plantas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas dependências

da escola, também foram comercializadas mudas de plantas produzidas pelas produtoras de Floriano Peixoto.

O dia de campo é uma das ações socioassistencias desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar com famílias atendidas nos planos socioassistenciais nos municípios. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Floriano Peixoto e suas secretarias, com apoio do Sicredi, Cresol e Creral. Participaram famílias beneficiárias dos planos socioassistencias dos municípios de Campinas do Sul, Charrua, Cruzaltense, Erebango, Estação, Jacutinga, Getúlio Vargas, Quatro Irmãos, Sertão, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto. As famílias vieram acompanhadas dos extensionistas dos respectivos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Também acompanhou a programação a supervisora da microrregião, Fernanda Tacca Angonese.

Abertura – O evento foi aberto pelo prefeito Orlei Giaretta, pelo vice-prefeito, Odacir Malacarne, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Claudiomiro Levinski, e pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. Também participaram a primeira-dama de Floriano Peixoto, Ivana Giaretta, o prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, secretários municipais, assistentes sociais de vários municípios e gerências do Sicredi, Creral e Cresol. Tonello agradeceu às famílias, à Prefeitura de Floriano Peixoto, às parcerias e apoiadores e em nome da equipe do Escritório Municipal de Floriano Peixoto, integrada pelos extensionistas Ediane Scoloski, Julio Cesar Bernardi e Osmar Vitali, agradeceu a todos os extensionistas dos 11 municípios participantes.

A programação também contou a apresentação dos alunos da Escola Anita Garibaldi, da Banda Municipal de Floriano Peixoto e do grupo polonês do município.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS