União de esforços contra o mosquito Aedes aegypti, que provoca a dengue. Nossas equipes, servidores, agentes, colaboradores e técnicos das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras Públicas – Diretoria de Trânsito, Gestão e Governança – coordenação da Defesa Civil, além da Força Voluntária realizaram na manhã deste sábado (25) um grande mutirão, que teve como objetivo reforçar a orientação, tirar dúvidas com agentes de combate a endemias e ressaltar a importância da prevenção à dengue.
“Lembrando que somente os esforços coletivos podem combater o mosquito! Se cada um fizer a sua parte, mantendo o terreno limpo, não acumulando água parada, não descartando lixo de forma irregular, continuaremos com esse cenário positivo na nossa cidade, que não registra nenhum caso, porém tem muitos focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso a importância de continuarmos a cuidar de Erechim”, disse o secretário de Saúde, Vianei Mueller.
O secretário de Saúde também reforça que Erechim adota uma abordagem contínua ao longo do ano, realizando ações diárias nos bairros, visitando residências e terrenos baldios. “Repito que, hoje não temos nenhum caso de dengue em Erechim, apesar de termos focos do mosquito em toda a cidade. Esse dado positivo é resultado de um trabalho permanente da Prefeitura no combate à dengue realizado durante todo o ano. A ação do Dia D teve como objetivo eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, além de conscientizar a comunidade sobre a importância do seu papel no combate à dengue, especialmente na eliminação de água parada”, explica o secretário.
“Todos juntos no combate à dengue”
O prefeito, Paulo Polis, afirma que a população está engajada na luta contra a dengue, colocando em prática as técnicas para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e adotando medidas preventivas diariamente. “E, é assim, trabalhando juntos, Poder Público e cidadãos, cada um fazendo a sua parte, eliminando a água parada em casa, não jogando lixo em áreas públicas, permitindo as visitas dos agentes, que estamos controlando à dengue”, destaca o prefeito Polis.
“Nós, todos juntos, somos a melhor forma de combater esta doença, sendo conscientes, adotando as medidas preventivas, continuando com esta mobilização de toda a cidade em prol da vida e contra o mosquito”, ressalta o prefeito Polis.
A ação contra à dengue aconteceu também na Esquina Democrática, lembrando que o município tem vacinas contra a doença para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – conforme orientação do Ministério da Saúde – em todas as 12 UBSs da cidade.
Balanço do Dia D
Mais de 100 pessoas envolvidas diretamente na ação;
Sete caminhões;
Duas retroescavadeiras;
Recolhidas 17 cargas de caminhão de resíduos em sete bairros do município, espalhados por 14 pontos de concentração;
Mais de 2 mil abordagens e entrega de material na Esquina Democrática.
Por Comunicação PME