Devem ser esperados dias de calor intenso a excessivo para setembro no RS

A MetSul Meteorologia adverte para uma onda de calor excepcional de calor em grande parte do Brasil durante esta primeira metade de setembro. Será um período prolongado de calor excessivo em vários estados e que afetará todas as regiões do país com marcas de 40ºC a 45ºC em uma extensa área do território nacional, o que fará deste setembro um dos mais quentes já registrados no Brasil.

ONDA DE CALOR CHEGARÁ AO SUL DO BRASIL

O calor afetará todas as cinco regiões do Brasil e o Sul não vai escapar. Nesta primeira semana do mês, entretanto, os efeitos da onda de calor no Brasil devem ser mais sentidos inicialmente no Paraná com ingresso de ar frio no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina com alguns dias de instabilidade. A realidade muda na segunda semana de setembro, quando se espera a bolha de calor no Brasil se expanda e ar quente seja trazido para as latitudes médias da América do Sul, como o Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul.

 

Modelos numéricos indicam temperaturas no nível de 850 hPa (1500 metros de altitude) 10ºC a 15ºC acima do normal para a segunda semana de setembro no Sul do Brasil, assim que devem ser esperados dias de calor intenso a excessivo para setembro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná em alguns dias da segunda semana do mês com marcas muito acima da média.

Fonte Metsul: https://metsul.com/onda-de-calor-de-45oc-fara-de-setembro-um-dos-mais-quentes-da-historia/

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS