Despedida do Padre Maicon e posse do Pe. Wolney na Paróquia Bela Vista

Além dos dois padres da Paróquia, concelebram os padres Anderson Faenello, da Paróquia São Cristóvão, e Antonio Valentini, da Cúria Diocesana, com a participação do diácono Leonardo Fávero, ordenado na véspera na Catedral São José

Em missa na igreja da sede paroquial Nossa Senhora Aparecida do Bairro Bela Vista, Erechim, às nove horas deste domingo, dia primeiro de agosto, data em que a paróquia completava dez anos de criação e dia do jubileu de ouro da Diocese de Erexim, o bispo diocesano Dom Adimir Antonio Mazali deu posse, como Administrador Paroquial, ao Padre Wolney Toigo, do clero da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, PR, a serviço da diocese por convênio entre os respectivos bispos, com a despedida do até então Pároco, Pe. Maicon André Malacarne, que em setembro viajará a Roma para especialização em Teologia Moral. Além dos dois padres da Paróquia, concelebram os padres Anderson Faenello, da Paróquia São Cristóvão, e Antonio Valentini, da Cúria Diocesana, com a participação do diácono Leonardo Fávero, ordenado na véspera na Catedral São José.

Dom Adimir introduziu a homilia lembrando o jubileu de ouro da Diocese e o início do mês vocacional, cujo primeiro domingo contempla a vocação ao ministério ordenado, cumprimentando os padres por seu dia. A seguir, citou parte do documento do Papa Paulo VI pelo qual criou a Diocese de Erexim em 27 de maio de 1971, no qual se constata o empenho da Igreja em realizar sua missão em cada região do mundo. Nesta, formamos a Igreja peregrina de Deus, alimentada por sua Palavra e pelo Pão da Vida que é o próprio Cristo, conforme o evangelho do domingo. Em relação ao jubileu da Diocese, ressaltou a caminhada dos 50 anos, conduzida pelos bispos que o precederam, Dom João Hoffmann e Dom Girônimo Zanandréa, já falecidos, e Dom José Gislon, agora Bispo de Caxias do Sul e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB. Destacou também a ação dos padres, diáconos, ministros, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Observou que a celebração desta história leva a olhar para o futuro, com o desafio de realizar a missão essencial da Igreja, a evangelização, sendo todos chamados a ser pessoas novas, conforme a segunda leitura do dia. História a ser construída com esperança, enfrentando os desafios que se apresentam, como, atualmente, a pandemia e suas consequências. Expressou agradecimento especial ao Pe. Maicon por sua vida e sua ação presbiteral, conciliando o serviço na Paróquia e na Coordenação Diocesana de Pastoral. Garantiu-lhe que a Diocese o acompanhará com a oração e o apoio em seu tempo de estudos em Roma. Desejou ao Pe. Woney frutuoso ministério como administrador paroquial. Por fim, exortou a todos à oração permanente por todas as vocações, comprometidos pela missão batismal. Por ser o primeiro domingo do mês vocacional dedicado à vocação ao ministério ordenado, ressaltou a oração para termos mais padres, que têm a missão de levar Cristo à comunidade e a comunidade a Ele.

Manifestações no final da celebração

– Pe. Maicon, tomado de muita emoção que chegou a lhe embargar a voz, iniciou sua mensagem dizendo que toda despedida é difícil e que toda palavra é pouca. Citou poeta italiano para o qual a melhor palavra é o silêncio. Porém, se a despedida é difícil, ele a vive também com alegria porque sabe que pode voltar ao coração de todos. Agradeceu aos pais e à irmã, presentes na celebração; a todas as famílias da Paróquia que se toraram também sua família; a Dom Adimir e à Diocese por lhe proporcionarem um tempo de formação especial, mesmo com muitas necessidades a serem atendidas; aos conselhos e pastorais das comunidades; às colaboradoras da secretaria e residência da sede paroquial; ao Pe. Wolney pela convivência enriquecedora nos últimos três meses. Também pediu perdão se em algum momento não foi o pai que deveria ter sido, se passou por cima de algo, se não escutou como deveria, por qualquer falha que tenha tido. Prometeu rezar por todos e pediu oração por ele.

– Pe. Wolney, depois de ter sido oficializado pelo Bispo como administrador paroquial, disse assumir a função com gratidão e confiança. Manifestou sua disposição de estar a serviço de todos, valorizando o passado e olhando o futuro com esperança, no desejo de que Deus inspire a ele e a todos a pedir a Cristo, conforme o evangelho do dia, dá-nos sempre deste Pão. Nele e com Ele, poderemos revestir-nos do ser novo como São Paulo recomendou à comunidade de Éfeso. Agradeceu a Dom Adimir, aos padres e a todas as pessoas pelo acolhimento que lhe deram.

– Pela Paróquia, Taísa Zulian dirigiu palavras de agradecimento ao Pe. Maicon e de boas-vindas ao Pe. Wolney. Iniciou citando São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, para o qual o padre não é para si mas para os outros. O padre torna-se ministro e servidor das coisas de Deus para o povo. Dedica toda a vida na realização do chamado de Deus. Expressou cumprimentos aos padres por seu dia. Em relação ao Pe. Maicon destacou diversas virtudes que o caracterizam, a maneira certa de falar, sabedoria, dedicação, paciência, generosidade, solidariedade e tranquilidade. Tem capacidade especial de estar com as crianças. Suas homilias são profundas e inspiradoras. Foi idealizador do projeto a igreja nas casas. Estava sempre pronto a acolher a todos com o chimarrão até que a pandemia impediu de partilhá-lo. Fez-se conquistar e conquistou a todos. Pode contar com o carinho e a oração de todos. Dirigindo-se ao Pe. Wolney observou que quando alguém vai, outro vem. Pelo pouco tempo em que está na paróquia deu para se perceber que tem um coração gigante. É possuidor de muitos conhecimentos a partilhar. Já conquistou a muitos. Desejou-lhe ótimo trabalho na missão de conduzir a Paróquia de agora em diante.

Concluídas as manifestações, representantes das comunidades entregaram brindes ao Bispo, aos padres e ao diácono.

O Bispo concluiu a celebração reiterando seus agradecimentos a todos e abençoando os participantes.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS