Desassoreamento do rio Jacutinga está concluído

As obras tão aguardadas pela comunidade de Jacutinga, principalmente dos moradores e empresários que tem seu imóvel próximo as margens do Rio Jacutinga foram concluídas nesta semana.

A equipe da prefeitura de Jacutinga, sob o comando da secretaria de Obras, realizou serviços para a retirada de terra e limpeza do Rio Jacutinga. Conforme a pasta, o objetivo principal das obras é deixar o rio mais profundo para aumentar a capacidade de armazenamento de água das chuvas ajudando a evitar ou minimizar alagamentos. Máquinas escavadeira hidráulica (draga) foram utilizadas pelos trabalhadores para o desassoreamento do leito do Rio.

O município de posse da licença ambiental para esta obra mobilizou sua equipe de servidores e máquinas para realizar a limpeza do Rio que não ocorria a 27 anos. Em junho de 2017 as fortes chuvas causaram inúmeros prejuízos aos moradores e exigiram investimentos do município para amenizar o sofrimento dos atingidos.

O prefeito Beto Bordin destaca que esse trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio Jacutinga não acontecia há 27 anos, e explica ainda que outras regiões também serão contempladas com a limpeza, que ajuda a evitar que os rios sofram um processo de transbordamento, alagando alguns locais e colocando em risco a integridade física de moradores. Beto Bordin destaca também a importância da colaboração da comunidade para garantir que as áreas continuem limpas, pois observamos uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular, por isso, é sempre imprescindível ressaltar a necessidade de um trabalho em conjunto entre o poder público e o cidadão. Essa é uma ação que visa melhorar a qualidade de vida da comunidade Jacutinguense. No entanto, ela só trará o resultado esperado se vier acompanhada da conscientização da população, finalizou Beto Bordin.

Os moradores que residem nas imediações do Rio Jacutinga, declararam estar contentes e tranqüilos com o serviço realizado no Rio Jacutinga. Relatos de moradores dão conta que em épocas de chuva o medo e a preocupação eram grandes, pois diversas vezes o leito do rio saiu do seu curso invadindo casas e estabelecimentos causando prejuízos de grande monta.

Conforme informações do Prefeito de Jacutinga, agora serão plantadas pelo menos 1000 mudas de árvores no entorno do Rio visando à proteção das margens, água, solo e a recuperação da paisagem.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS