Deputado Paparico Bacchi promove encontro com a Funasa

Atividade orientou prefeitos sobre projetos na área de saneamento básico

A preocupação com a qualidade da água motivou o deputado Paparico Bacchi (PL) a promover um encontro técnico entre gestores municipais e a superintendente regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde.

“A saúde pública inicia pela água que a população consome. Com este trabalho no parlamento gaúcho queremos auxiliar os municípios no acesso aos recursos federais disponíveis para financiar projetos de saneamento básico em todas as comunidades gaúchas”, destaca o deputado que é membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

No encontro realizado na última quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa, Carla Rech, repassou orientações sobre os critérios para cadastramento de projetos, além de fontes e mecanismos para o gerenciamento de recursos.

“Percebemos que a maior dificuldade dos municípios está no planejamento. O gestor precisa ter o diagnóstico preciso da sua necessidade para acertar o alvo e aplicar corretamente os recursos. Estamos aqui para promover a eficácia desta relação e ajudar a melhorar a saúde das pessoas”, afirmou Carla Rech ao falar para prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Opinião dos prefeitos

O prefeito de Tuparendi e presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Leonel Petry, elogiou a iniciativa do deputado Paparico Bacchi. Segundo ele, “o diálogo com quem entende de saneamento básico é muito importante parta os prefeitos gaúchos”.

A prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Kátia Tozzo – Prefeita de Itatiba do Sul, destacou que no seu município a maior dificuldade está relacionada com o abastecimento de água no interior e que o encontro permitiu a elucidação de dúvidas em relação ao encaminhamento de projetos.

O prefeito de Santo Antonio do Palma afirmou que nesta atividade foi possível compreender que a Funasa é grande parceira dos municípios, não apenas na questão da água, mas também na solução dos problemas de esgotamento sanitário. Lauto Gatto salientou que na sua cidade a grande a necessidade é o planejamento do sistema de esgoto.

Carla Rech reiterou que a Funasa atua no fomento de soluções e financiamento de projetos dos sistemas de água e esgoto, drenagem urbana, resíduos sólidos e controle de epidemias.

No fim do encontro o deputado Paparico Bacchi anunciou que o seu gabinete estará atuando com apoio técnico para os prefeitos que desejarem encaminhar projetos para a Funasa.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS