Deputado Paparico Bacchi estimula o empreendedorismo na região

Líder da bancada do Partido Liberal palestrou para prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios de Áurea, Carlos Gomes e Centenário

Município empreendedor. Este foi o tema das palestras proferidas pelo deputado Paparico Bacchi (PL) para prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças empresariais, comunitárias e representantes de sindicados e associações de Áurea, Carlos Gomes. No roteiro realizado na última sexta-feira (6) o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa apresentou a minuta de um projeto de lei sugestão que visa fomentar o empreendedorismo e estimular desenvolvimento social e econômicos dos pequenos municípios gaúchos.

“A minuta desta proposta serve de suporte normativo para que os gestores públicos possam dialogar com setores produtivos e elaborar legislação específica adequada com particularidades locais ou regionais”, ressaltou Paparico Bacchi durante a exposição da proposta que já apresentada ao governo do Estado.

Oportunidades em Centenário

Em Centenário, ao lado do prefeito Neninho Florek (PL), Paparico Bacchi disse que que neste momento de retomada da economia, mecanismos precisam ser criados e alternativas fomentadas no sentido de oferecer oportunidades àqueles que desejam empreender, criar ou investir nas áreas agricultura, comércio, indústria, prestação de serviços e até do turismo.

“A maioria das grandes empresas nasceu pequena, fruto da visão empreendedora, de uma oportunidade de negócio ou de algum tipo de incentivo”, lembrou Paparico Bacchi ao citar a vocação agrícola e o potencial econômico do município situado às margens da ERS 477, denominada “Estrada do desenvolvimento” e que nos próximos meses receberá investimentos na pavimentação no trecho de oito quilômetros entre o KM 25 e a sede do município.

Para o prefeito Neninho Florek o projeto “Município Empreendedor” vem ao encontro das propostas do seu governo. Vice-presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Neninho Florek também entende que “o poder público precisa apoiar as atividades econômicas para que as famílias tenham emprego e renda, no campo e na cidade, e com isso garantir o desenvolvimento local e regional”.

Nova política de investimentos

Na Câmara de Vereadores de Áurea, Paparico Bacchi, ressaltou que o projeto Município Empreendedor consiste na implantação de uma nova política municipal de investimentos. Ex-prefeito de São João da Urtiga e ex-vice presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paparico Bacchi disse que a efetivação da proposta depende de iniciativa do poder público municipal, diálogo entre prefeito e vereadores e participação da comunidade. Entre os presentes estava o presidente do Poder Legislativo, vereador Adelar Kociseski (PL) e o prefeito Antonio Jorge Slussarek (Progressistas).

Origem dos recursos

“Será preciso criar o Fundo Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda no Campo e na Cidade (Fumder) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Comder). Este conselho terá poder deliberativo sobre os projetos que poderão ter os juros bancários subsidiados com recursos do Fumder. O dinheiro deste fundo deverá estar previsto no orçamento anual do município”, pontuou o parlamentar ao destacar alguns artigos da lei apresentada em uma cartilha que está sendo distribuída em todo o Rio Grande do Sul.

Porta de entrada do Alto Uruguai

Em Carlos Gomes, Paparico Bacchi afirmou que a conclusão do asfalto na ERS 477 até o entroncamento com ERS 126, coloca o município em destaque no cenário regional. “Carlos Gomes é porta de entrada para o Alto Uruguai”, afirmou o deputado.

Na presença do vice-prefeito Roberto Jose Stodulski (PDT) e do presidente do poder Legislativo, vereador Valdecir José Stempkowski (Republicanos), Paparico Bacchi lembrou que o município empreendedor nasceu da sua experiência como gestor público e que acredita na força de trabalho dos gaúchos, que segundo o deputado, tem coragem, garra, vontade de trabalhar e de vencer.

“Tenho esperança na criatividade dos empreendedores, que geram emprego e renda na roça e na cidade, e confio na retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Vamos começar um grande negócio”, reforçou o parlamentar ao concluir as palestras presenciais e que passaram a ser compartilhadas no meio virtual.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS