Dengue em Erechim: 7 casos confirmados e presença do mosquito em cada três casas

Na manhã desta quarta-feira (21), a Rádio Cultura realizou uma entrevista com a secretária da Saúde de Erechim, Eclesan Palhão, para discutir a preocupante situação da dengue que vem afetando a comunidade local.

A secretária iniciou relembrando a gravidade da situação em 2021, quando o município registrou um alto número de casos. “Nós tínhamos 2.612 pessoas no município com a doença, e desde então temos observado uma diminuição, mas os números continuam alarmantes no país, no Estado e nos arredores. Mesmo com medidas preventivas, a dengue acabou chegando até nós, e hoje já estamos com 7 casos confirmados no município”, afirmou Eclesan.

Os casos estão concentrados em áreas como Presidente Vargas, Três Vendas, Petit Village e Aldo Arioli. O índice de infestação do mosquito da dengue em Erechim é de 2,6. “Nosso Levantamento de Índice Rápido (LIRA) revela que a presença do mosquito é significativa, com aproximadamente três casas infestadas a cada 100 no município”, explicou a secretária.

Eclesan continuou alertando sobre a importância dos cuidados com o ambiente doméstico e o uso de repelentes, especialmente em crianças e idosos. Ela destacou que a porta de entrada para atendimento a partir dos sintomas é nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a população pode receber orientações e assistência adequada.

A comunidade é instada a colaborar com as autoridades de saúde, adotando medidas preventivas e reportando possíveis focos do mosquito, a fim de controlar a propagação da dengue e proteger a saúde pública em Erechim.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS