04 - Banner online E - 1181 x 374

Demanda por produtos e serviços na internet faz crescer o número de canais e sites de reviews

A tecnologia vem mudando a maneira como vivemos e enxergamos o mundo. A tela do computador oferece uma gama de serviços que há 10 anos nem mesmo existiam. E se antes era necessário sair de casa para acessar informações, hoje em dia temos elas na palma de nossas mãos, bastando apenas digitar algumas palavras no google ou bing.

Encontrar o que se quer em pouco tempo pode parecer tentador à primeira vista. Mas em tempos em que a tecnologia avança de uma maneira que nunca ocorreu antes, a quantidade de serviços duvidosos que são colocados à disposição da comunidade, também cresce vertiginosamente.

Ao digitar um termo no buscador, uma série de sites aparecem, e nem sempre o que informam condiz com a realidade. Afinal, muitas vezes a colocação dos sites nos buscadores dizem mais respeito ao trabalho de otimização que os faz aparecer nas primeiras páginas. Por isso muitas pessoas estão em busca de comentários a respeito do serviço, seja através de recomendações pessoais ou de sites especializados.

Isso é tão real que a Local Consumer Review Survey apontou que cerca de 86% dos consumidores estão fazendo este tipo de análise e levando em consideração as avaliações antes de fechar um negócio. E um dos termos mais buscados é sem dúvidas diz respeito a celulares. Empresas como Samsung, Apple e Motorola fazem constantes anúncios e trazem novidades do segmento que está sempre em constante renovação.

Este ano, por exemplo, a Apple anunciou seu tão esperado Iphone 12, trazendo a controversa novidade sobre a ausência de carregadores. A empresa foca mais em usuários que já conhecem seus produtos e continuarão a adquirir mesmo que outros aparelhos ofereçam a mesma configuração e preço mais competitivo.

E para conhecer um pouco mais sobre configurações, encontramos alguns canais que analisam todos os principais pontos de um aparelho: tela, processador, velocidade, bugs, aplicativos disponíveis, câmeras e outros fatores que podem determinar a compra ou não. É o caso de canais como EntendendoiPhone, que é bem específico e foca em problemas encontrados e possíveis soluções.

Outros produtos que também lideram a busca do grande público são os eletrodomésticos e eletroportáteis. Qual a melhor marca de aspirador de pó ou qual o liquidificador irá melhor atender minhas necessidades? Estas são perguntas comumente feitas por consumidores em lojas especializadas. Mas com as compras feitas pela internet, as indagações acabam encontrando respostas em canais especializados ou pessoas que já adquiriram um produto e tem algo a dizer sobre ele.

Em uma rápida passagem pelo youtube, digitamos “qual o melhor modelo de ar condicionado” e encontramos alguns canais que indicavam alguns modelos que existem (split, inverter, de janela…), apontavam quais as marcas principais e também qual a melhor opção tendo em vista tamanho do local e quantidade de horas de uso. Para quem pouco entende sobre essas questões, essas dicas ajudam na economia real, tanto na compra quanto na hora de pagar a luz, que pode chegar mais baixa no final do mês.

E se vale para produtos, as análises também valem para serviços oferecidos e que estão em alta. No último ano foi impressionante o crescimento das indústrias de iGaming e streaming. E esse avanço pulou consideravelmente em 2020, quando grande parte das pessoas ficaram em casa e passaram cada vez mais a consumir serviços pelo computador e celulares.

Com o Brasil como grande potencial para o setor de iGaming, voltada para os jogos online, seria natural que muitas empresas internacionais aportassem por aqui, abrindo seus sites que oferecem tanto jogos quanto apostas esportivas. Mas por ser um segmento recente para muitos, surge também a dúvida: diante de tantos sites, como escolher o mais vantajoso?

Imagem: sitesdeapostas.bet

Tal demanda fez surgir algumas plataformas que analisam sites de jogos e apostas online que funcionam no Brasil e apontam questões como: vantagens, desvantagens, opções ao vivo, otimização do site e qualidade no atendimento, que é um dos principais fatores que importam na hora de adquirir um serviço.

Outro mercado que cresceu demais, como já citamos, foi o de streaming. Aos poucos, as tvs por assinatura foram sendo substituídas por outras opções, e hoje em dia as empresas de streaming avançam cada vez mais, brigando pela atenção dos usuários. Atualmente, líderes como Netflix, Amazon e Globoplay tentam se diferenciar e trazer novidades para seus clientes, criando promoções em combos e parcerias com outras empresas que podem fornecer descontos exclusivos.

Recentemente quem também chegou ao Brasil foi a Disney+. Tal chegada abalou não só as concorrentes como os clientes, que ficaram em dúvida se de fato valia a pena ter mais um catálogo em sua conta. Para ajudar esse público, canais de tecnologia analisam as atualizações dos serviços e procuram indicar quais as melhores opções dependendo de suas preferências, ajudando o cliente a definir se vale ou não a pena assinar mais um serviço.

Imagem: Canal é bom?

Mas não só profissionais e especialistas que estão realizando suas análises e ajudando outras pessoas a escolher as melhores opções. Sites como Tripadvisor, por exemplo, traz depoimentos de pessoas de todo o mundo, que compartilham suas experiências em vários locais como: hotéis (avaliando a estadia e mostrando fotos reais), restaurantes (compartilhando menus e opções de pratos disponíveis), museus, shoppings e outras atrações turísticas nos grandes e pequenos centros urbanos.

E essas opiniões são extremamente relevantes, já que muitos alugam uma casa em determinado local e precisa de fato saber se fica próximo ou não do centro ou aeroporto, por exemplo. No site é possível encontrar essas informações, além de fotos e outros relatos.

Como percebemos, com o aumento na quantidade de ofertas, seria natural um aumento também nas análises de serviços. Este é um fator extremamente positivo, e garante ao cliente mais segurança ao decidir escolher uma marca ou adquirir um produto específico. Com as análises sendo um item importante antes da compra, as empresas também passam a investir mais em seus produtos, o que traz, evidentemente, benefícios para todos.

Por Alana Moreira

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS