A Defesa Civil de Erechim, órgão ligado à Secretaria Municipal de Gestão e Governança, realizou na manhã desta quinta-feira (6), uma reunião no Salão Nobre, para abordar o papel do órgão, explicando seus parâmetros de funcionamento e suas funções.
O evento contou com a presença do prefeito Paulo Polis, do vice-prefeito Flávio Tirello, do secretário de gestão e governança, Edgar Marmentini, membros do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDC), coordenador da Defesa Civil de Erechim, Vagner Manica, membros da Força Voluntária Alto Uruguai, Emater-RS/Ascar e Corpo de Bombeiros.
![](https://jornalboavista.com.br/site/wp-content/uploads/2025/02/004-16.jpg)
Atuação conjunta
O prefeito Paulo Polis frisou a importância do trabalho integrado da Defesa Civil, forças de segurança e setores da Prefeitura e do Estado. “Essa atuação é essencial para a construção de uma cidade mais solidária e resiliente. Um exemplo, a Força Voluntária que é uma referência na nossa região. Continuaremos trabalhando juntos para transformar Erechim em um lugar ainda melhor para se viver e em casos de situações ruins, contem com toda nossa equipe”, destacou.
Ações em desastres
Durante a o encontro, o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Passo Fundo (CREPDEC 2), tenente-coronel Darci Bugs Júnior, forneceu orientações sobre a estruturação da Defesa Civil, abordando ações em desastres, captação de recursos nas fases de prevenção, resposta e reconstrução, com o objetivo de capacitar os responsáveis na atuação de um plano de contingência voltado à segurança da população, garantindo que seja viável e sempre atualizado.
O tenente-coronel Bugs também enfatizou a importância da união entre todos os setores para que o progresso aconteça de maneira eficaz. “Que seja dada essa continuidade, e que Erechim continue sendo um case de sucesso para o Estado. A colaboração de todos, desde as autoridades até os cidadãos, é fundamental para que possamos enfrentar desafios e seguir avançando”, comentou.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação