Dança das cadeiras na Câmara de Vereadores com os últimos dias de prazo da janela de transferência

Nos deparamos com os últimos dias de o prazo da janela de transferência de partido, sem risco de perda de mandato. Quem mais perde ou ganha nessa história? Dos dezessete vereadores eleitos, mais de 23% trocaram de partido. O PSDB do governo Schmidt elegeu dois vereadores, mas perdeu Renan Soccol para o PP, restando apenas um.

O PSD elegeu o vereador Pimenta que agora está no Republicano, ficando sem representatividade.

Já PV que pela primeira vez na história elegeu um vereador, Ilgue Rossetto, acaba de perdê-lo para o MDB. Por outro lado, o partido Republicano perdeu Leandro Basso e ganhou o vereador Pimenta.

O Partido Progressista (PP) foi quem mais ganhou com a janela de transferências, tinha apenas um vereador e agora são três.

Quem mais perdeu em percentual foi o PSDB do governo municipal. Historicamente, o partido que está no governo se fortalece com a janela de transferências, mas em Erechim se fragilizou.

As cadeiras na câmara ficaram assim distribuídas: MDB a maior bancada – quatro vereadores; PP – três; PDT do vice Lando – manteve as duas; PSB – manteve uma cadeira; PSDB – ficou com uma; o Republicano, bem como o PTB, manteve uma cadeira.

Na dança das cadeiras, a oposição continua com a maioria dos vereadores. Nos próximos nove meses, continuará dando as cartas no legislativo.

Por Egidio Lazzarotto 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS