Cursos superiores e técnicos gratuitos em Erechim e Sertão

Últimos dias de inscrições para processo seletivo de estudantes nos campi de Sertão e Erechim do IFRS

Estão abertas, até 10 de novembro de 2019, as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2020/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). É possível realizá-las pelo site ingresso.ifrs.edu.br. As provas serão aplicadas em 8 de dezembro de 2019.

O Campus Erechim oferta vagas em dez cursos, todos gratuitos:

Superiores:

Engenharia de Alimentos – noite

Engenharia Mecânica – manhã e tarde

Tecnologia em Design de Moda – tarde

Tecnologia em Marketing – noite

Técnicos:

Técnico em Alimentos subsequente ao Ensino Médio – noite

Técnico em Finanças subsequente ao Ensino Médio – noite

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – manhã e tarde

Técnico em Logística Subsequente ao Ensino Médio – noite

Técnico em Mecânica Subsequente ao Ensino Médio – noite

O Campus Sertão oferta vagas em dez cursos, todos gratuitos:

Superiores:

Bacharelado em Agronomia – manhã e tarde

Bacharelado em Zootecnia – manhã e tarde

Licenciatura em Ciências Biológicas – manhã

Tecnologia em Agronegócio – noite

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas – manhã

Tecnologia em Gestão Ambiental – noite

Técnicos:

Técnico em Agropecuária – Integrado ao Ensino Médio – manhã e tarde

Técnico em Agropecuária – Subsequente ao Ensino Médio – manhã e tarde

Técnico em Comércio – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – noite

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Integrado ao Ensino Médio – manhã e tarde

A inscrição no Processo Seletivo vai até 10 de novembro de 2019 e tem uma taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

Os candidatos que não tiverem acesso a computador podem dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para esse fim. Os endereços dos campi de Erechim e Sertão são:

Campus Erechim: Rua Domingos Zanella, 104, Bairro Três Vendas

Campus Sertão: Rodovia RS 135, Km 25, Distrito Eng. Luiz Englert

Informações, orientações e conteúdos programáticos das provas podem ser consultados nos documentos chamados de editais, também disponíveis no site de ingresso.

>> Editais:

Cursos integrados ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

Cursos superiores – edital nº 49/2019

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

Como funciona a seleção: 

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

O exame de seleção constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Como se preparar para o Processo Seletivo 2020/1

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do IFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

>> Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site de ingresso.ifrs.edu.br.

Você conhece o IFRS?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande vdo Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

No total, são cerca de 27 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no site: www.ifrs.edu.br.

Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) http://www.ifsul.edu.br/, com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) https://www.iffarroupilha.edu.br/, com Reitoria em Santa Maria.

Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif: http://portal.conif.org.br/br/).

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS