Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI realizam viagem de estudos à São Paulo

      Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI realizaram, entre os dias 20 e 22 de setembro, uma viagem de estudos para São Paulo. Nos três dias de programação nas cidades de Cajamar, São José dos Campos e Santos, os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Lenison Maroso, do Curso de Ciências Contábeis, e Fernando Mazon, do  Curso de Administração.
        No primeiro dia, o grupo realizou três visitas técnicas. Pela parte da manhã, os acadêmicos conheceram a planta fabril do Grupo Natura (Natura Cosméticos), na cidade de Cajamar. A Natura, fundada em 1969, é a maior empresa de cosméticos do Brasil e uma das maiores do mundo, conhecida por ser uma empresa referência nas boas práticas ambientais que utiliza em toda sua cadeia produtiva, sendo a primeira empresa brasileira listada no índice de sustentabilidade da Dow Jones.
        À tarde, foi realizada visita à Aernnova Aerospace do Brasil, na cidade de São José dos Campos, uma empresa do ramo da metalurgia. Com matriz localizada na Espanha, a Aernnova é fornecedora de partes da fuselagem para empresas fabricantes de aeronaves, como a Embraer (aviões) e a Helibras (helicópteros) e serviços de engenharia para várias empresas do ramo de linhas férreas, náuticas e da aviação.
        Na sequência, o grupo se deslocou ao Parque Tecnológico São José dos Campos. O local conta com empresas residentes e nos estágios de aceleração e incubação e há aproximadamente 300 empresas vinculadas, especialmente dos setores aeroespacial e defesa e tecnologia da informação e comunicação (TICs), possuindo ainda em seu complexo uma cidade universitária com cerca de cinco mil alunos.
        Na sexta-feira, 21, foram realizadas mais duas visitas técnicas na cidade de Santos. A primeira (manhã) foi à unidade da Petrobras Transporte (Transpetro), responsável pelo recebimento e distribuição de 40% do combustível de navios (bunker) utilizado no Brasil, além da distribuição de combustíveis para todo o território brasileiro por meio de dutos e navios, atuando também como reguladora de estoque de combustível no país.
        À tarde, realizaram visita na Brasil Terminal Portuário (BTP), junto ao Porto de Santos, o maior da América do Sul em movimentação de carga. A BTP é um dos principais movimentadores de contêineres do Porto de Santos e está em operação desde 2013, sendo resultado de uma joint-venture entre a APM Terminals e a Terminal Investment Limited (TIL), líderes mundiais em movimentação de contêineres. Neste local, os acadêmicos conheceram as operações no terminal de contêineres e a estrutura de logística de importação/exportação, área alfandegada, fiscalização e controle dos produtos em transporte.
        A viagem encerrou no sábado, 22, com um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade de Santos: Museu do Café, Monte Serrat (vista panorâmica da cidade), Bonde Turístico de Santos, Estádio do Santos Futebol Clube e um passeio de escuna pela baía e canal de Santos, que proporcionou uma visão da cidade e do porto sob outra perspectiva.
        Os Cursos de Administração e Ciências Contábeis realizam em conjunto pelo menos duas viagens de estudos por ano, com diversas opções de roteiros e com visitas técnicas a empresas de renome, de diversos portes e segmentos de atuação. Por ser uma possibilidade de conciliar os conhecimentos teórico e práticos, as viagens de estudo são diferenciais para a formação dos profissionais de Administração e Contabilidade da Universidade.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS