Acadêmicas do Curso de Pedagogia da URI realizaram, no dia 29 de maio, uma viagem de estudos às Reduções Jesuíticas de Santo Ângelo e São Miguel das Missões, acompanhadas pelas professoras Márcia dos Santos Caron e Rosane Fátima Vasques. Durante o passeio foi possível visitar a catedral de Santo Ângelo, o sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo e participar do espetáculo Som e Luz em São Miguel.
Os aldeamentos indígenas – também chamados Missões ou Reduções – fizeram parte de uma grande obra evangelizadora e civilizatória. Nesse sentido, alguns questionamentos surgiram: Quais os objetivos da educação nas Reduções Jesuíticas? Quais os recursos metodológicos utilizados para atingir esses objetivos? De que forma a ação civilizatória dos jesuítas impactou os povos indígenas, principalmente em aspectos culturais?
Respostas à essas questões são importantes para a percepção de como se deu o estabelecimento do processo educacional no Brasil, assim como para enfocar a ação jesuíta entre os índios, vista geralmente de forma maniqueísta, ora despertando ardorosos defensores, ora angariando críticos severíssimos.
Por meio da viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, in loco, aspectos típicos deste período da História da Educação brasileira. Além da viagem, outros encontros foram e serão realizados para aprofundar e debater essa temática.