Curso de Odontologia da URI inserido na cultura indígena

 

O Curso de Odontologia da URI realizou, no dia 06 de junho, mais uma visita técnica à Aldeia Indígena, no município de Erebango. A iniciativa, realizada com os alunos do terceiro semestre, foi conduzida pelo professor e Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa, dentro do conteúdo programático da disciplina de Programa de Saúde da Família I, onde se trabalha a cultura indígena no Brasil.

O cacique Joel Pereira recebeu o professor e os acadêmicos com “tereguahê porãke”, o que significa sejam bem-vindos na língua Guarani. Foi possível conhecer a cultura da aldeia, por meio da música, língua, dança, religiosidade, crenças, hábitos de vida e artesanato. A aldeia conta com uma Unidade Básica de Saúde com uma equipe multiprofissional.

Os acadêmicos desenvolveram uma palestra educativa com utilização de recursos multimídia sobre atenção em saúde bucal e na sequência realizaram escovação dental supervisionada.

Professor Antônio destaca que “é sempre muito interessante que os acadêmicos conheçam em loco a cultura indígena, a fim de conhecer e desmitificar esta realidade”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS