Curso de Fisioterapia da URI realiza a primeira Live sobre a COVID-19

Com o objetivo de promover um momento de integração entre alunos e diplomados, além de instigar momentos reflexivos no atual momento de pandemia provocado pela COVID-19, o Curso de Fisioterapia da URI Erechim realizou a primeira Live com a participação da fisioterapeuta diplomada pela URI em 2009, Débora Schmidt, que trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e está atuando em uma Unidade de Terapia Intensiva referência para pacientes com a COVID-19.

A conversa foi mediada pela professora Ana Lucia de Carvalho Morsch que iniciou a Live abordando o papel do fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva. Na sequência, a fisioterapeuta Débora relatou a sua experiência na UTI em tempos de pandemia. A diplomada ressaltou o amplo papel do fisioterapeuta na unidade que envolve desde a avaliação, identificação do diagnóstico fisioterapêutico, bem como a definição das estratégias de reabilitação a curto e longo prazo.

Compartilhou também informações sobre as mudanças com relação aos novos equipamentos de proteção individual (EPIs), o protocolo e os cuidados sobre a colocação e retirada destes, além de abordar as questões do engajamento da equipe no trabalho multidisciplinar da instituição onde trabalha.

Além dos princípios e as atribuições do fisioterapeuta, Débora também abordou as questões de humanização, que é um desafio diário para equipe, pois com a utilização dos EPIs os funcionários perderam suas características individuais e não conseguem identificar os próprios membros da equipe,
sendo que neste cenário nunca foi tão importante o trabalho transdisciplinar.

Segundo a professora Ana Lucia, “foi um momento de troca de informações e inspirador para os nossos acadêmicos”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS