Curso de Fisioterapia da URI promove Curso sobre Ventilação Mecânica

Profissionais, acadêmicos e diplomados do Curso de Fisioterapia da URI participaram, nos dias 15 e 16 de junho, do Curso de Ventilação Mecânica e Ventilação Mecânica Não-Invasiva, ministrado pela fisioterapeuta Ana Laura Nicoletti Carvalho Petry.

Segundo Ana Laura, a ventilação mecânica (VM) ou suporte ventilatório consiste em um método de tratamento para insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, que são as principais causas de internação em uma UTI. O tratamento tem como objetivos a manutenção das trocas gasosas por meio da correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia, alívio do trabalho da musculatura respiratória, reversão ou prevenção da fadiga muscular respiratória, diminuição do consumo de oxigênio e aplicação de terapêuticas específicas.

A Ventilação Mecânica (VM) e Ventilação Mecânica Não-Invasiva (VMNI) contemplam a formação do profissional da área da saúde, tema de complexidade significativa, visto os inúmeros parâmetros a serem considerados em uma situação de suporte à vida.

A Professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do curso, disse que o objetivo da iniciativa foi oportunizar a atualização dos profissionais da área da saúde, aos acadêmicos e diplomados do Curso de Fisioterapia o aprofundamento teórico-prático nos temas propostos e contribuir com a qualificação profissional para atuação nas equipes de saúde das Unidades de Terapia Intensiva da cidade e da região. Além disso, ressaltou o quanto foi importante a presença dos profissionais fisioterapeutas dos Hospitais de Caridade e da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, proporcionando um momento de troca de experiências muito significativo.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS