Curso de Fisioterapia da URI desenvolve Projeto na ADAU

O Curso de Fisioterapia da URI, por meio dos acadêmicos da turma 2021, desenvolveu o Projeto Integrador IV em parceria com a ADAU (Associação dos Deficientes de Erechim). A iniciativa teve a orientação das Professoras Ana Lúcia Morsh e Zequiela Russi,  tendo como temática o aperfeiçoamento das capacidades funcionais.

O projeto foi desenvolvido segundo a metodologia problematização onde, inicialmente, os acadêmicos participaram de palestras   sobre o funcionamento e atuação da ADAU Erechim com a direção da instituição. Entre as ações desenvolvidas constou uma palestra sobre a ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), com a Fisioterapeuta Camile Madalozzo, e palestra sobre relato pessoal de uma portadora de necessidades especiais.

Após, foram realizados estudos e pesquisas em artigos científicos para melhor compreender e se apropriar do tema a ser abordado. Na sequência, os alunos avaliaram os integrantes da ADAU Erechim e definiram o seu plano de intervenção/ação, segundo as necessidades e objetivos de aperfeiçoamento das capacidades funcionais, iniciando-se, então, as intervenções diretas com 6 integrantes da Associação, que foram aplicadas na URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI).

Foram desenvolvidos planos de ação individualizados para cada associado, tais como:

– Desenvolvimento do plano de ação para melhora da função e agilidade ao vestir-se; melhora da função de mobilidade de ombro para prática de basquete adaptado; melhora da função para pentear os cabelos; auxílio da marcha autônoma e melhora da funcionalidade e desempenho na prática esportiva.

Como principais objetivos alcançados, observou-se melhoras significativas em relação ao itens inicialmente avaliados, indicando que a  funcionalidade  aumentou.

Já para os  acadêmicos, foram observados resultados positivos em relação à apropriação e ampliação do tema abordado, além de melhora na capacidade de interação entre estudantes e participantes,  empatia, desenvolvimento de habilidades técnicas e  comportamentais,  importantes para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Por: Assessoria de Comunicação URI Erechim

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS