Durante o primeiro semestre letivo deste ano, o Curso de Enfermagem da URI Erechim (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), realizou atividades de extensão junto ao Centro Educativo Cantinho da Luz, uma Organização Não Governamental de Assistência Social (ONG). A Entidade atua diretamente com famílias em situação de vulnerabilidade social, pertencentes aos bairros próximos à Instituição, oferecendo serviços de proteção social básica, através de programas, projetos e serviço de fortalecimento de vínculos familiares, orientação sócio familiar e ações socioeducativas, voltados para crianças, adolescentes e seus familiares.
A parceria entre a ONG e o Curso de Enfermagem teve início por meio de um encontro que ocorreu no início do primeiro semestre, a fim de realizar o alinhamento da proposta entre a diretoria da ONG e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Angela Brustolin e professores da saúde coletiva. A partir de então, ocorreram encontros quinzenais com os professores Alessandra Carneiro, Marciane Kessler e Deived Levinski, e alunos das disciplinas de Saúde Coletiva II e IV e Saúde da Mulher, desenvolvendo atividades junto às crianças, adolescentes e famílias que frequentam a ONG.
Por meio de atividades lúdicas, foram realizadas diversas oficinas que abordaram temas como: projeto de vida e perspectivas de vida, higiene corporal, autoestima e tipos de violência, alimentação saudável, educação sexual e reprodutiva, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e métodos contraceptivos.
Com essa estratégia de ensino e extensão, ocorre uma troca de experiências exitosas entre a comunidade acadêmica e local, o que fortalece o perfil comunitário e o compromisso social defendido pela URI. Além disso, tem sido possível observar o desenvolvimento de habilidades importantes para os acadêmicos em formação, visto que nesse espaço podem exercer a educação em saúde, oratória, liderança, resolução de conflitos, entre outras competências importantes para os futuros enfermeiros.
Os docentes ressaltam que as atividades na ONG Cantinho da Luz terão continuidade no segundo semestre por meio da disciplina de Projeto de Intervenção I, em que serão abordados temas de interesse da coordenação da ONG e das crianças e adolescentes, problemáticas identificadas por meio de diagnóstico situacional.
Por Assessoria de Comunicação