Curso de Enfermagem da URI realiza atividade de promoção da saúde

       O Curso de Enfermagem da URI, que passa a ser ofertado em regime noturno a partir do ano que vem, realizou, na sexta-feira, 25, em parceria com o Programa Saúde Escolar de Erechim, uma atividade educativa na Escola Municipal Caras Pintadas. A iniciativa, dentro da  Disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente, foi em parceria com a Escola e a Unidade Básica de Saúde São Vicente de Paulo.

        A atividade foi realizada pelas acadêmicas Alina de Mattos Vieira e Dandara Amanda Tamagno, com supervisão da professora Cibele Sandri Manfredini. A escola identificou a necessidade de realizar orientações aos alunos, professores e pais sobre Pediculose e Escabiose. Desta forma, através do Programa Saúde Escolar (PSE), a escola e a unidade básica de saúde convidaram a professora Cibele e suas alunas para realizar a atividade.

     As acadêmicas realizaram uma fala explicando o que é, como se transmite, como prevenir e o tratamento da escabiose e da pediculose. Posteriormente, a professora realizou uma abordagem participativa com os ouvintes a fim de verificar o entendimento do que foi relatado com os alunos realizando perguntas e esclarecendo suas dúvidas. Participaram da atividade 180 pessoas, entre alunos do quinto ao nono ano, familiares, professores e funcionários da escola.

     Para as acadêmicas, esta atividade foi importante para seu crescimento acadêmico, pois proporcionou um espaço para desenvolverem a oratória para o público escolar. Perceberam também que dentre as competências do enfermeiro que atua na Atenção Primária está a educação e promoção da saúde deste público. Entendem que estas atividades devem ocorrer com frequência, pois perceberam, através da participação dos escolares, que eles têm conhecimentos desencontrados sobre estes assuntos e têm necessidade de outras informações sobre o cuidado com sua saúde.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS