Acadêmicos do 1º semestre do Curso de Educação Física da URI Erechim promoveram no sábado, 3, na Vila Olímpica da Universidade, o 1º Festival de Atletismo. A iniciativa, que fez parte da disciplina de Metodologia dos Esportes de Marca, ministrada pela professora Auria de Oliveira Carneiro Coldebella, reuniu alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo. O evento foi prestigiado por familiares dos alunos e teve como convidados os atletas corredores erechinenses, Jurandir de Jesus e Francinaldo Lima.
A atividade teve o objetivo de proporcionar uma oportunidade para que os estudantes do 5º e 6º anos da escola pudessem conhecer ou desenvolver suas habilidades em três modalidades do atletismo (corrida, salto em distância e lançamento de pelota) e estimular o interesse pela prática esportiva, para além dos esportes mais populares, como vôlei e futebol.
Antes das provas, o corredor erechinense Jurandir de Jesus, vencedor de quase 250 provas em 17 anos de carreira, falou sobre sua história de vida e como o esporte foi determinante para o seu sucesso. “O esporte na minha vida foi uma válvula de escape. Eu me encontrava no submundo das drogas e, após a disputa de uma corrida aqui em Erechim, acredito que o esporte salvou a minha vida e, sem dúvida, hoje tenho ajudado muitas pessoas a saírem do mundo dos vícios por meio do esporte. O esporte para mim é o que me salvou e me deu uma nova esperança, uma nova expectativa de vida”, destacou o atleta.
Francinaldo Lima, que também compete em corridas de rua, igualmente compartilhou um pouco de sua trajetória, em que o esporte também aparece como fator determinante na superação dos desafios e obstáculos de sua vida.
Depois das falas de Jurandir e Francinaldo, os acadêmicos realizaram a explicação das provas para os alunos da Escola, que puderam competir entre si, nas categorias masculina e feminina. No final do festival, ainda foi realizada uma cerimônia de premiação, para aproximar os alunos da realidade de um evento competitivo.
Para a professora Auria, a ideia de realizar o festival cumpre uma dupla finalidade. “Primeiro, serve como aprendizado prático dos acadêmicos que, neste dia, puderam colocar em prática as inúmeras aulas que tiveram e experimentar a adrenalina de quem participa das provas. A segunda finalidade é de proporcionar esta parte prática, que não vem acontecendo nas aulas de Educação Física, aos alunos da rede pública”, destacou Auria.
Para a professora, “ver o envolvimento dos acadêmicos, saindo de sua zona de conforto, demonstrando e explicando aos alunos como as provas devem ser feitas, é de grande importância. Por outro lado, é gratificante ver a alegria, vontade e determinação na face das crianças diante das provas e dos bons resultados que conseguiram”, enfatizou.
“Quero ressaltar também a presença do atleta Jurandir que em muito abrilhantou o evento, pois serve de estímulo para que daqui algum tempo possa sair um atleta dentre as crianças. Diria que o evento serve para plantar as sementes de interesse pelas modalidades do atletismo. O Festival foi de pleno êxito”, finalizou.
Por Assessoria de Comunicação