Acadêmicos, professores e profissionais da área do Direito estarão reunidos, entre os dias 16 a 19 de setembro, para discutir uma série de temáticas atuais relacionadas ao setor. Vai ser durante o XXXI Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, promovido pelo Curso de Direito da URI. O evento será realizado no Salão de Atos e irá contemplar, ainda, o V Simpósio Internacional de Direito Contemporâneo; a XII Mostra Científica; a III Mostra de Extensão; e o XXII Encontro de Diplomados.
As inscrições estarão abertas até o dia 13 de setembro e são destinadas a acadêmicos, diplomados, professores, estudantes de outras Universidades, bem como outros interessados. A organização do Fórum chama atenção de que os trabalhos a serem apresentados durante o Fórum, devem ser submetidos à comissão organizadora até o dia 04 de setembro.
A programação do Evento será aberta com a exposição “Memórias: o início da história jurídica em Erechim”, a ter lugar na entrada do Salão de Atos. Em seguida, acontece a abertura oficial e, na sequência, a palestra de abertura com Vitor Hugo Oltramari, que vai falar sobre a Reforma do Código Civil: principais mudanças no Direito Sucessório.
Na terça-feira, 17, pela manhã, ocorre o V Simpósio Internacional de Direito Contemporâneo, de forma online, com a palestra dos professores Fernando García Moreno Rodriguez e Nuria Belloso Martín, da Universidade de Burgos, Espanha. No turno da noite, de forma presencial, será realizada uma Roda de Conversa sobre a Biografia da Loucura: a medida de segurança e as subjetividades dos internos no hospital de custódia para tratamento psiquiátrico, com a presença de Priscila Tagliari e Ramiro Ronchetti, com a mediação de Andrey Henrique Andreolla. Logo após, ocorre a palestra sobre o processo penal, política criminal e neoliberalismo, com Gabriel Antinolfi Divan.
Na quarta-feira, 18, pela manhã, o V Simpósio Internacional vai contar com a presença das professoras Michele Piucco e Michele Irigaray que abordarão o tema: Aspectos da Internacionalização na carreira jurídica e acadêmica.
À noite, acontecem as palestras sobre Crimes sexuais: aspectos práticos e controvertidos, com Gustavo Bruschi; e sobre a Análise jurídica do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em 2024 e o planejamento de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, com Talissa Trucollo Reato.
Na quinta-feira, 19, último dia do Fórum, será realizada, pela manhã, a Mostra Científica, com apresentação de artigos acadêmicos. À noite, acontece a palestra sobre Direito Imobiliário Extrajudicial, a ser ministrada por Marcos Salomão. No final, será realizada a Mostra Científica e de Extensão, com apresentação de resumos expandidos, na modalidade pôster, no Hall de entrada do Salão de Atos.
Por Assessoria de Comunicação