Cuidado e reintegração na sociedade, conheça os serviços oferecidos no CAPS II – Renascer

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular a integração social e familiar, oferecer atendimentos médicos e psicológicos e apoiar as iniciativas de busca de autonomia. E é isso que acontece no CAPS II – Renascer de Erechim. O objetivo é oferecer atendimento à população, realizando atendimento clínico e a reintegração no mercado de trabalho, lazer, exercício dos direitos e fortalecimento dos laços familiares e comunitários de forma a integrar as pessoas com transtornos mentais para o convívio em sociedade e promover saúde e bem-estar.

O CAPS II conta com uma equipe de três psicólogas clínica, uma terapeuta ocupacional, uma enfermeira, uma assistente social, uma médica psiquiatra, um médico clínico geral, uma nutricionista, que são os terapeutas de referência e também com três técnicos de enfermagem, uma zeladora, uma estagiária de psicologia, um agente executivo, uma auxiliar de limpeza, um guarda, um motorista e quatro oficineiros. Desde o início do ano o CAPS II já atendeu uma média de 4.800 pacientes.

A chefe de ações e psicóloga Valéria Barancelli explica que o trabalho realizado é com uma equipe multiprofissional que pode analisar caso a caso. “O nosso foco é o cuidado integral do paciente, olhar o indivíduo como um ser integral, deste a parte do atendimento psiquiátrico buscamos dar uma atenção maior de cuidado, para trabalhar vínculos, valores e a reintegração entre eles mesmo”, pontua.

Acolhida

O paciente que necessita atendimento é atendido por uma terapeuta de referência que realiza a primeira acolhida, em seguida é avaliado se o paciente precisa de atendimento rotineiro no CAPS II ou acompanhamento em casa, também é avaliado o histórico da família, o estado de saúde mental do paciente para iniciar a tomada de decisões em relação a medicamentos, atividades e oficinas a serem realizadas. O retorno de cada paciente é de acordo com as avaliações e consultas médicas. Já as oficinas acontecem três vezes por semana.

O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. O CAPS II – Renascer fica localizado na Rua Polônia, 138. O telefone para contato é o (54) 3520-7239.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS