Cruzaltense inicia trabalho com grupo de gestantes

Alessandra, 31 anos, grávida do primeiro filho, com 26 semanas de gestação; Claudete, 39 anos, grávida do quarto filho,com 32 semanas de gestação; Sirlei, 21 anos, grávida do segundo filho, com  16 semanas de gestação; Aline, 20 anos, grávida do primeiro filho, com 33 semanas de gestação;Grasiela, 41 anos, grávida do segundo filho, com 14 semanas de gestação. Estas mulheres, que tem a gravidez em comum, também experimentam preocupações, alegrias e ansiedades parecidas. Por isso, estão reunidas em grupo para receber o atendimento dos profissionais de saúde de Cruzaltense. Uma vez por semana elas se encontram com os profissionais do grupo formado pelo médico, a enfermeira, a responsável pela vacinação, a psicóloga, a fisioterapeuta, o responsável pela farmácia básica e a nutricionista.

Os encontros vão tratar de temas como alimentação na gestação, transformação corporal e alterações posturais na gestão, pré-natal, medicação, exames, partos  e saúde bucal,  que são dúvidas frequentes entre as gestantes e abordarão também temas que poderão ser úteis depois do nascimento do bebê, como amamentação, banho, coto umbilical, desenvolvimento emocional, vínculo entre a mãe e o bebê, vacinas, entre outros. No primeiro encontro também ficou determinada uma ida ao hospital, que será acompanhada pela equipe. “É uma ação importante porque permite à gestante conhecer o espaço, a forma como as diversas fases do parto são tratadas e tranquiliza-las, porque um dos fatores de maior ansiedade é com relação ao parto”, afirma a psicóloga Grasiela.

Os encontros acontecem uma vez por semana, às quartas-feiras e são abertos também à participação dos pais dos bebês e outros membros da família que convivem com as gestantes e que farão parte da rede de apoio depois do nascimento do bebê. A Secretaria de Assistência Social também participa do trabalho e é responsável pelas informações relacionadas aos direitos sociais da gestante. O CRAS fará, junto com as gestantes, a confecção do kit para o bebê.

Para o secretário da Saúde, Lenito Santolin, a orientação é muito importante para preservar a saúde da gestante e do bebê, garantido uma gestação mais tranquila. “A Secretaria da Saúde faz o atendimento e se preocupa com o tratamento curativo, mas a prevenção é sempre a nossa prioridade, porque quando evitamos problemas de saúde, estamos investindo na qualidade de vida das pessoas”, disse.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS