Crianças participam de palestra sobre trabalho infantil

Cerca de 1.400 crianças do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, assistiram a palestras realizadas nas escolas municipais Cristo Rei, D. Pedro II, Caras Pintadas, Othelo Rosa, Paiol Grande, Jaguaretê e Badalotti sobre o tema ‘Todos juntos contra o trabalho infantil’.

O projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, foi construído pela pedagoga Andréia Nava, com o intuito de proporcionar reflexão buscando a conscientização sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho às crianças e adolescentes.

Entre os temas foi abordado sobre a exploração da mão de obra infantil de modo doméstico, comercial, industrial, exploração sexual, envolvimento de crianças com pornografia ou tráficos de qualquer natureza, que se caracteriza como crime. De acordo com a pedagoga, buscou-se favorecer aos alunos a reflexão da importância de permanecer na escola, conscientizando-os de que a educação é a melhor maneira de construir um futuro de esperança, que estudar é o seu ofício, que brincar faz parte do seu desenvolvimento e que é direito delas, bem como elucidar e refletir a cerca de atividades domiciliares desde que executado em caráter educacional, como forma de cooperação familiar e não como responsabilidade incondicional. Também foi mostrado às crianças que existem mecanismos a serem acionados em defesa delas e dos adolescentes que se encontram em situação de exploração.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS