Coro da URI realiza turnê no Uruguai

O Coro da URI Erechim realizou, de 12 a 16 de setembro, sua primeira turnê internacional. As programações e eventos se concentraram nas cidades de Montevideo, Rosário e Colonia del Sacramento. Foi a primeira vez que o grupo cruzou fronteiras, levando sua música a outro país.

Durante a viagem, o maestro Marcio Buzatto foi convidado a ministrar oficinas de regência e canto coral nas cidades de Canelones, Montevideo e Rosário. A primeira ocorreu em Canelones, com a presença de 60 adolescentes e jovens do Ensino Médio público. Os coros do Liceu Nº 1 “Tomás Barreta” são atividades de contraturno sob a direção da maestrina Celeste Roselli.

A segunda oficina aconteceu na Cátedra Alícia Goyena, em Montevideo, com a participação do Coro da URI, estudantes de regência e integrantes de coros locais. Com a temática “Técnica Vocal e Gestual na Construção Sonora”, Marcio Buzatto trabalhou músicas renascentistas quando vários estudantes tiveram a oportunidade de reger uma das músicas e trabalhar seu gestual.

No Festival Internacional do Coro Contracanto, em Rosário, foi a vez de mostrar o trabalho desenvolvido em Erechim e que foi comemorativo aos 15 anos do grupo local. O Coro da URI encerrou o evento levando duas peças contemporâneas, uma valsa de Strauss e também duas músicas brasileiras: uma vaneira e um samba.     Participaram grupos da região metropolitana de Montevideo, todos de muito bom nível. “Foram momentos de trocas culturais importantes, onde saímos enriquecidos e emocionados com o carinho do público uruguaio”, disse o maestro. Como última música deste festival, o maestro Buzatto conduziu todos os grupos com a música Dirait On, de Morten Lauridsen, que foi trabalhada na oficina que precedeu o evento.

Na última parte da turnê, foi realizado o Concerto do Coro da URI na Igreja Santíssimo Sacramento, no centro histórico de Colonia del Sacramento. A abertura esteve a cargo do Coro Contracanto e depois os erechinenses cantaram por cerca de 1h para o público local. Muitos turistas puderam conferir o concerto, inclusive brasileiros que não deixaram de se manifestar ao término, se identificando e tecendo elogios.

No término da viagem, o maestro Buzatto afirmou: “Ficamos encantados com a qualidade dos grupos uruguaios e, especialmente, com a sua hospitalidade. Programações culturais muito ricas, trocas de experiências e novas amizades foram a tônica desta turnê. Agradecemos a todos os que possibilitaram esta primeira atividade internacional, desde nossos gestores da universidade, coristas, amigos do coro e os que nos receberam e organizaram todas as atividades como o Coro Contracanto e sua maestrina Celeste Roselli. Preparamos tudo com muita dedicação e carinho e o resultado foi ainda melhor do que esperávamos”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS