Um belíssimo espetáculo musical foi realizado na tarde deste domingo, 1º, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, através do Projeto “Mais Música”. Quem foi até o local pode assistir ao Concerto do Coro da URI, compartilhado com o Coral de Alegrete, numa confraternização de estilos musicais. Esta foi a primeira vez que o Coral de Alegrete se apresentou em Erechim, apresentando um repertório que contemplou diversos gêneros musicais do canto coral.
O Projeto “Mais Música” é uma promoção da Furi Campus Erechim, através do Coro da URI, desenvolvido através do Governo Federal, Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BRDE, Cavaletti, Durli Leathers, Sementes Estrela e Soccol Barbieri.
O “Mais Música” prevê a realização de uma série de atividades culturais na cidade com foco na música coral e orquestral. A direção artística é do maestro Marcio Buzatto. Na programação estão incluídos Festival de Coros, apresentações em igrejas e entidades sociais e um grande concerto no final do ano, com a participação de músicos, solistas e um artista convidado. Todas as ações terão acesso gratuito e buscam a democratização do acesso à música e a formação de público.
CORO DA URI ERECHIM
O Coro da URI Erechim (Associação Coral Universitário de Erechim) foi criado em 25 de maio de 1981, como Coral da Fapes, e hoje é uma associação mantida pela URI Campus de Erechim que atua com participações significativas dentro da comunidade acadêmica e social, apresentando-se em festivais de coros, solenidades, festividades educativas e promocionais.
Desde 2005, o coro tem na sua regência Marcio Buzatto, Bacharel em Regência Coral e Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E, desde fevereiro de 2015, o Coral tem como pianista Gustavo Pereira Malfatti, Bacharel em Piano pela Escola de Música do Paraná e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formado por mulheres da comunidade erechinense e região, que ensaiam semanalmente, constitui hoje um sólido coro feminino que representa Erechim além de suas fronteiras.