Coordenadores e professores do Barão participam do Pearson English Circuit, em Florianópolis

A discussão de novas tendências e de temas importantes para o ensino da Língua Inglesa e Ensino Bilíngue, foram o mote para a participação de uma comitiva do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) no Pearson English Circuit. Os professores de Língua Inglesa do IABRB e Centro de Idiomas Barão/FAE, Alessandra Schiffl, Douglas Kruchinski, Franciele Calza e os coordenadores, Franciele Ximene Picolli Ferrari e Vinicius Drey, representaram a escola no evento, no final do mês de setembro.

O Pearson English Circuit foi realizado no Colégio Criativo de Florianópolis e contou com diversas oficinas, que contribuíram para o aprimoramento profissional dos envolvidos. Em inglês, foram discutidos temas como o uso da criatividade em sala de aula, interdisciplinaridade linguística e sala de aula invertida, além da apresentação de estratégias para o ensino bilíngue. Os consultores da Pearson, esclareceram, por exemplo, que a criatividade não pode ser confundida com talento, habilidade ou inteligência: ser criativo significa saber explorar ao máximo os pensamentos e a imaginação.

A importância do contexto para o aprendizado foi outro tema discutido, baseando-se em Paulo Freire e sua teoria de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. O teórico explica que, antes de ler a palavra, a criança lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato. Estratégias para criar ambientes capazes de colaborar com a aprendizagem, tornando essas experiências memoráveis, também foram apresentadas, assim como os ambientes do Colégio Criativo. “Além da discussão de assuntos tão importantes, o evento também possibilitou a troca de experiências entre professores de escolas bilíngues do Brasil e do exterior, o que ajuda a aprimorar ainda mais o Programa Bilíngue do Barão”, destaca a professora Franciele Calza.

Em parceria com a Pearson, o Barão estabeleceu-se em 2016 como a única escola bilíngue da região. O Programa Bilíngue Pearson é baseado em métodos lúdicos e dinâmicos, porém, com uma estrutura linguística robusta e consistente. Dessa forma, os alunos não aprendem simplesmente o inglês: eles vivenciam, contextualizam e descobrem como inserir o novo idioma em seu dia a dia. A metodologia inclui o estudo de matérias acadêmicas em inglês ao longo de todo o ano. Assim, o aprendizado alcança um alto nível de eficiência.

O Programa Bilíngue conta com o apoio de uma equipe especializada de consultores pedagógicos para o acompanhamento das aulas, além de reuniões pedagógicas junto à coordenação com o objetivo de desenvolvimento contínuo do processo pedagógico.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS