Na sua primeira reunião do ano, nesta quinta-feira, 15, as coordenadoras paroquiais da Pastoral da Pessoa Idosa refletiram a natureza e o histórico da Campanha da Fraternidade e o seu tema neste ano, com a assessoria do Diácono Jean Carlos Demboski.
Ele recordou a origem da Campanha da Fraternidade em 1961, em Natal, RG, a partir de uma coleta para projetos sociais. Destacou suas diversas fases, com temas abordando aspectos internos da Igreja passando para assuntos na dimensão social. Em relação ao tema deste ano, a superação da violência, referiu as diversas formas da mesma, física, estrutural, simbólica e apontou pistas de sua superação, em vista de uma cultura da paz.
A reunião contou com a presença de Dom Girônimo Zanandréa, bispo referencial da pessoa idosa no Regional Sul 3 da CNBB e a visita do coordenador diocesano de pastoral e a do bispo.
Pe. Maicon motivou o grupo a desenvolver suas atividades em sintonia com a caminhada diocesana no contexto do Ano Nacional do Laicato.
Dom José mencionou a violência de que são vítimas os idosos. Estimulou as agentes a ouvi-los e ajudá-los em suas diversas situações. Agradeceu-lhes o trabalho realizado e invocou a bênção sobre elas.