Consulta Popular terá R$ 942 mil para o Corede Norte

Com a realização da Primeira Plenária Regional Ampliada, realizada nesta quarta-feira, 08, às 15h, no Auditório da URI, teve início a programação relativa à Consulta Popular deste ano, a ser realizada de 22 a 30 de novembro. O encontro, presidido pelo novo presidente do COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte do Estado), professor Paulo Roberto Giollo, contou com a presença, ainda, do Presidente da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, e da Coordenadora Estadual da Consulta Popular, Bruna Blos, que fez uma explanação de toda a programação a ser desenvolvida durante este segundo semestre até a realização da Consulta.

Segundo a representante da Secretaria Estadual de Planejamento e Governança, que responde pela Consulta Popular, as demandas de cada região, a serem definidas pelas assembleias municipais e regionais, deverão ser enviadas até o dia 12 de outubro. Depois de analisadas e aprovadas pela comissão responsável pelo pleito, o que deve acontecer até o dia 15 do mesmo mês, elas farão parte da eleição a ser realizada apenas pela internet.

Para a próxima Consulta Popular, o Governo Estadual está destinando 30 milhões de reais para todos os Coredes do Rio Grande do Sul. O valor será rateado de acordo com alguns critérios, entre eles, 80% dos recursos de forma igualitária entre os COREDEs. Outros 20% dos recursos serão partilhados por meio de um rateio distributivo, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico de cada Conselho.

Para terem direito aos recursos destinados, os municípios deverão atingir, no mínimo, 2% de votos entre os eleitores, como já vem ocorrendo até aqui.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS