Consulado e comitiva do Governo Polonês visitam a comunidade polonesa de Erechim

Encontro aconteceu na Sede da Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa

A etnia polonesa de Erechim recebeu, na noite da última quinta-feira, 21, autoridades vindas da Polônia, na Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa.

Estiveram na cidade a Cônsul Geral da Polônia do Consulado em Curitiba, Marta Olkowska, o vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional com a Comunidade Polonesa e Poloneses no Exterior, Zbigniew Ciosek, a Gerente do Departamento do Ministério das Relações Exteriores, Regina Jurkowska, o Chefe de Secção Investimentos e Infraestrutura, Piotr Nowotniak, e o Secretário Geral do Consulado em Curitiba, Paulo Kochanny.

Na oportunidade a comitiva, recebida por representação de cada Grupo Polônico, conheceu um pouco mais da comunidade polonesa de Erechim, e os grupos de atuação, como a Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa, o Grupo de Canto Stare i Wesole Wiarusy, o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM, o Centro de Língua e Cultura Polonesa Geraldo Augusto Górski e o Grupo da Melhor Idade Rui Barbosa. Este conhecimento objetivo e preciso foi apresentado via digital.

A Cônsul Marta Olkowska afirmou estar feliz em poder visitar a cidade e a comunidade polonesa pela segunda vez, e reconheceu o grande trabalho desenvolvido pelos grupos que compõem a Etnia Polonesa de Erechim. ‘‘Com imensa alegria que vejo todas as atividades desenvolvidas na sociedade, em um lugar tão distante da Polônia, e que, após muitos anos, continua este trabalho em prol da cultura e da tradição polonesa.” “O Governo Polonês está aberto para apoiar iniciativas de Erechim, que valorizem a tradição e a cultura polonesa’’, afirmou o vice-diretor de Cooperação Internacional, Zbigniew Ciosek.

Em nome de toda etnia, Nilton Groch, Presidente da Sociedade Rui Barbosa, enfatizou o grande momento vivenciado pela Etnia Polonesa de Erechim, com a presença de representantes do Governo Polonês e do Consulado no Brasil, agradecendo pela visita, sendo estes momentos importantes para estreitar os laços entre o Brasil e a Polônia. Após a parte formal, a comitiva visitou as instalações e sua utilização pelos Grupos Polônicos, o que embasa as necessidades do espaço físico. Para encerrar todos confraternizaram em churrascaria, quando também se aprofundaram mais alguns importantes aspectos.

Texto: Adriel Ferreira

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS