Conselho Municipal de Políticas Culturais tem nova composição em Erechim

Fazem parte do conselho representantes de Setoriais e de Secretarias Municipais

Uma nova etapa para a cultura de Erechim teve início na noite desta terça-feira (27), com a realização da eleição que definiu a nova composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). O processo atende às atualizações previstas na legislação do Sistema Municipal de Cultura, conforme determina a Lei nº 7.245/2023.

O CMPC é formado por uma estrutura paritária: 50% dos membros representam o Poder Público, indicados pelas Secretarias Municipais, e os outros 50% são representantes da sociedade civil, eleitos entre os participantes das Setoriais dos diversos segmentos culturais previstos no Regimento Interno. Para concorrer às vagas, é necessário comprovar atuação e experiência na área cultural correspondente.

Câmara Diretiva definida

Além dos representantes titulares e suplentes de cada segmento – tanto governamentais, quanto setoriais – o conselho conta com uma Câmara Diretiva, composta por presidente, vice-presidente e secretária, eleitos por aclamação durante a reunião ordinária do mês.

Presidente: Margarete Oldoni (reeleita)

Vice-presidente: Deloan Edberto Mattos Perini

Secretária: Michele Z. Zonin

Compromisso com a cultura

Durante o encontro, também foi apresentado o calendário de reuniões e atividades previstas para o CMPC nos próximos meses, reforçando o papel do conselho como espaço de participação ativa, diálogo e construção coletiva das políticas públicas culturais.

O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares esteve presente e destacou o papel estratégico do Conselho Municipal de Políticas Culturais na articulação entre poder público e sociedade civil. “O Conselho é um espaço essencial para o fortalecimento das políticas culturais no município. A nova composição traz representatividade, diversidade e o olhar atento de quem vive a cultura no dia a dia. Nosso compromisso enquanto gestão é garantir que essas vozes sejam ouvidas e respeitadas, assegurando transparência e participação em todas as etapas do processo. Parabenizo a todos os conselheiros eleitos e reforço que a Secretaria é parceira nessa caminhada por uma cultura viva, inclusiva e transformadora”, afirmou.

A presidente reeleita, Margarete Oldoni, ressaltou a relevância da continuidade do trabalho e da representatividade no colegiado. “É uma honra continuar à frente do CMPC em um momento tão significativo para a cultura de Erechim. A nova composição do conselho representa a diversidade e a força dos nossos fazedores de cultura. Seguimos comprometidos com o diálogo, a transparência e a valorização de todas as expressões culturais do nosso município. A participação ativa das setoriais é fundamental para consolidarmos um sistema cultural mais democrático e eficiente”, destacou.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS