A Secretaria Municipal de Educação de Erechim, por meio do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Conselho do CACS FUNDEB esteve participando do V Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação e I Seminário Nacional do CACS FUNDEB, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) em São José dos Pinhais, no Paraná, entre os dias 12 e 14 de abril.
A vice-presidente do CME, Márcia Borges e o presidente do Conselho CACS FUNDEB, Elton Carlos Piran acompanharam o evento que tratou sobre a necessidade urgente do Sistema Nacional de Educação, a importância dos CACS FUNDEB: Financiamento dos Sistemas Municipais de Educação.
“Participar deste evento possibilita conhecer as experiências de Educação que estão sendo compartilhadas e discutidas por diversos representantes dos Estados e Municípios brasileiros, bem como, uma excelente oportunidade de formação sobre as atuais temáticas no âmbito da Educação Pública. A partir disso, é possível uma melhor atuação no Conselho tendo em vista a manutenção da qualidade da Educação Básica no Sistema Público Municipal de Ensino”, pontuou o Presidente do CACS FUNDEB, Elton Piran.
“O compartilhamento de experiências, de diferentes lugares do Brasil, enriquece e instiga novas ações em nosso Município. Em contato com alguns dos palestrantes do evento, como o Coordenador da UNCME /SP, Milton Herrera, bem como da Presidente do CME de São José dos Pinhais, avaliamos há possibilidade de termos acesso de forma online a estudos e palestras a fim de auxiliar os Conselhos e Municípios no âmbito da Educação”, explica a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Borges.
A Secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch destaca a importância da formação e também da atuação dos conselhos. “É uma grande oportunidade ao Município de Erechim estar representado nessa discussão sobre a temática do Sistema Municipal de Ensino e trazer ao nosso Município as ações que estão sendo desenvolvidas em nível Nacional. É uma forma de nos fortalecermos como Sistema que possibilita avaliar o trabalho desenvolvido pelos conselheiros de fiscalização e de acompanhamento de recursos, bem como das ações que qualificam o processo pedagógico em nossas Escolas”, finalizou a secretária.