Na manhã desta quinta-feira (23), o Conselho do Campus (Concamp) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Erechim, realizou a segunda reunião extraordinária para debater o sobre o retorno do calendário acadêmico da instituição, suspenso desde 15 de abril.
A suspensão do calendário foi definida pelo mesmo conselho no dia 12 de abril, em decorrência da deflagração da greve dos servidores federais e desde então, todas as atividades acadêmicas estão suspensas, mesmo para aqueles professores que não aderiram à greve. Como consequência, mais de 850 alunos de cursos técnicos de ensino médio integrado, técnicos subsequentes, e cursos superiores estão sem aula.
As reuniões extraordinárias foram amplamente solicitadas por um grande número de pais de alunos do ensino médio integrado, que após quase um mês de paralização, solicitaram uma conversa com a direção do Campus. Esta por sua vez, convocou o conselho para reunir-se extraordinariamente.
Na reunião ocorrida em 14 de maio, o conselho definiu que seria realizada uma nova reunião no dia de hoje, pois ambas as categorias (professores e técnicos) já teriam feito as negociações com o governo federal.
Nesta manhã, o Concamp definiu então, pela volta do calendário. Com a presença de pais e alunos no auditório do Campus e em uma votação aberta e bastante equilibrada, com dois votos contra, dois votos a favor e duas abstenções, coube ao diretor o voto de desempate e que definiu pela retomada do calendário.
A partir de agora, a direção fará os ajustes necessários nos horários de aula, levando em conta os professores e técnicos que não estão em greve. O retorno às aulas está previsto para a próxima segunda-feira (27), conforme deliberado pelo próprio Concamp na primeira reunião extraordinária.