Conselho de Desenvolvimento de Erechim é apresentado para o prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos

Encontros presenciais e online foram realizados na ACCIE

Os idealizadores do Coder (Conselho de Desenvolvimento de Erechim) composto por 20 entidades e mais um conselho de ex-presidentes e diretores da ACCIE e CDL Erechim, promoveram encontros com o prefeito, futuros secretários e os vereadores eleitos com o objetivo de apresentar o andamento do projeto de formação da governança colaborativa que tem como objetivo pensar o Erechim do futuro e ser o guardião pela continuidade dos projetos estruturantes.

Na terça-feira, 15, participaram o prefeito e vice-prefeito, Paulo Polis e Flávio Tirello, acompanhados por alguns futuros secretários. Na quarta-feira, 16, os convidados foram os vereadores eleitos. Os encontros foram coordenados pelo presidente do Coder, Mário Cavaletti, tendo aos seu lado Fábio Vendruscolo, Evandro Luís Fhynbeen e Roland Koller.

Os eventos foram realizados de forma presencial, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19 como uso de máscara, distanciamento social e álcool gel, com os convidados e um representante de cada entidade que integram os membros atuais do Coder e também de modo virtual, onde participaram os demais membros.

A AGENDA

Marcaram presença como palestrantes os consultores de Maringá/PR, Sílvio Magalhães Barros e Márcia Santin, contratados para assessorar na constituição da Governança, que é composta das fases de sensibilização, mobilização para a criação de grupos temáticos que irão construir uma agenda de ações estratégicas municipais, que poderão nortear a elaboração do PPA (Plano Plurianual do Governo Municipal) e terão seus trabalhos continuados pós agenda, além das comissões jurídicas e de comunicação que já estão trabalhando no modelo de constituição jurídica e operacional e a comunicação realizando a divulgação institucional e apoiando a imprensa na disseminação das informações. A proposta é pensar Erechim do futuro e que para se alcançar este futuro as ações precisam iniciar no presente.

Conforme explicou Mário Cavaletti, o Coder nasceu do anseio de entidades representativas e empresários de diversos segmentos da sociedade civil, em auxiliar e trabalhar junto ao Poder Público, em projetos de desenvolvimento econômico sustentável com a finalidade de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades propondo e fazendo executar projetos de forma organizada e proativa visando a construção do futuro.

“NÓS PRECISAMOS DO CODER”

Os consultores Sílvio Magalhães Barros e Márcia Santin falaram da experiência de Maringá/PR, onde existe o Codem (Conselho de Desenvolvimento de Maringá) há 24 anos, que teve papel fundamental na transformação da cidade que chegou ser eleita a melhor cidade do Brasil nos anos de 2017 e 2018, baseado em 16 indicadores.

Ao final de cada encontro os eleitos foram unânimes em elogiar a iniciativa em propor parceria com o Poder Público e afirmar que o Coder se constituirá em um caminho importante e necessário para projetar Erechim para os próximos anos de forma participativa e colaborativa. Conforme o prefeito eleito Paulo Alfredo Polis: “Nós não queremos, nós precisamos do Coder”. Segundo ele, o Poder Executivo será parceiro e atuante no Conselho de Desenvolvimento de Erechim. Da mesma forma, todos os vereadores

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS