Conferência aborda participação da sociedade na gestão do SUS

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Erechim teve início na manhã desta quarta-feira (3) no Salão de Atos da URI amparada na Lei Federal nº 1.842/90 que versa sobre a participação da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A realização das conferências acontece nas esferas municipais, estaduais e federal. Nesta última os trabalhos são finalizados com a realização da Conferência Nacional em Brasília.

Após a composição da mesa diretiva pelas autoridades convidadas, a enfermeira Sônia Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde, abriu oficialmente o evento que este ano tem como tema “Democracia e Saúde” em três eixos: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento do SUS.

Viés destacado no pronunciamento do Secretário Municipal de Saúde. “O SUS vem de encontro ao que precisamos, atende as necessidades básicas da população, porém as dificuldades do sistema existem. E a falta de cumprimento das responsabilidades acaba sobrecarregando o Município. A morosidade e um menor investimento dos governos estadual e federal estão há anos penalizando a nossa cidade”, observou Dercio Nonemacher.

Luiz Francisco Schmidt endossou as colocações do Secretário da Pasta e completou destacando que “os usuários precisam ter consciência ao utilizar os serviços oferecidos pelo SUS, não extrapolar, usar com parcimônia”. O Prefeito de Erechim exemplificou a atual situação no Município com números de levantamentos que apontam para utilização exagerada de consultas e exames realizados pelo sistema público de saúde. “Por todos esses motivos o tema desta 8ª Conferência é oportuno e necessário para se chegar a um bom e correto uso do SUS”, finalizou o Prefeito Luiz Francisco Schmidt.

Dentre os trabalhos, palestra de Ana Valls, representante do Conselho Estadual de Saúde, que abordou sobre a Democracia e Saúde e Mesa Redonda que pautou os eixos temáticos, tendo na condução dos trabalhos Samuel Salvi Romero, doutorando em Saúde Coletiva pela Unisinos, professor do Centro de Ciências da Saúde da URI nos cursos de enfermagem e Medicina e pós-graduação em Oncologia, Saúde Neo-Natal e Infantil e Educação Infantil. Ainda entre os palestrantes, Jackson Arpini, cirurgião dentista, especialista em saúde Pública e Gestão de Serviços de Saúde, atual assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS