Concursos foram grandes atrações da Festa Di Bacco no final de semana

Festa Di Bacco 2020, que iniciou no último dia 8 e é realizada pela Prefeitura de Erechim, teve uma extensa programação voltada a toda a população durante este final de semana. Dentre as atrações, destaque para o 1º Concurso Gastronômico e o Concurso de Vinho em Metro, realizados no domingo (26). Um grande público movimentou as instalações no Seminário de Fátima e prestigiou esses momentos.

Encerradas as inscrições, que foram abertas a toda a comunidade sem limite de idade, duas baterias femininas e duas masculinas, com quatro concorrentes cada, foram formadas para o Concurso de Vinho em Metro. No palco central mulheres receberam 300 ml. da bebida e homens 500 ml. E os campeões, que conseguiram beber mais rapidamente o conteúdo, receberam troféus. São eles:  Feminino – 1º lugar – Karine Engel; 2º lugar – Patrícia Teixeira. Masculino – 1º lugar – Adalberto Engel; 2º lugar – Eleandro Cantelle.

Já o 1º Concurso Gastronômico era voltado a agroindústrias familiares, cantinas e panifícios regulamentados e autorizados legalmente para a produção e comercialização de alimentos no Município. Os produtos inscritos deviam conter obrigatoriamente na receita uva ou seus derivados. À comissão julgadora coube avaliar os itens que receberam notas de 5 a 10.  A receita vencedora foi a “cuca com dois tipos diferentes de uva”, produzida pela Indústria e Comércio Cantelle Ltda.

Jogo de mora, corrida de cariolas, jogo de bocha, tábua nos pés, oficinas, danças típicas e apresentações culturais estavam entre a diversidade de atrações da tarde de domingo (26). A agenda da Festa Di Bacco tem organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento, Emater/RS, Sutraf/AU, Grupos Italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina, e da Comissão da Uva.

O Seminário de Fátima também é o ponto de comercialização de uva que segue até 16 de fevereiro.  Levantamento feito pela Emater/RS apontam números que superam anteriores e também as expectativas dos produtores que participam desta edição da Festa. Somente neste final de semana mais de 7 toneladas de uva foram comercializadas e vinho doce e suco de uva ultrapassaram a marca de 2.150 litros.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS