Comunidade está a cada dia mais comprometida com a transformação digital dos serviços públicos

“Saímos de 5% para os atuais 56,25% de serviços digitalizados, o que representa um marco para a gestão pública municipal de Erechim”, afirma a secretária de Administração, Izabel Ribeiro

O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniu, nesta semana, no Salão Nobre da prefeitura, para avaliar, identificar gargalos, propor soluções aos desafios e obstáculos ao processo de transformação digital de todas as secretarias da administração municipal de Erechim. O resultado da reunião foi, novamente, satisfatório, já que novos serviços digitais estão sendo disponibilizados para a população.

Construção gradativa

“Do dia 2 a 17 deste mês, 78,94% dos processos abertos pela população foram de forma digital, o que mostra que a comunidade está a cada dia mais comprometida com a transformação digital. Outro exemplo, nos dias 6, 7, 13 e 14 deste mês, todos os processos foram abertos de maneira 100% digital”, observa o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.

“A comunidade também está vendo os benefícios de todo este processo, porque a pessoa não precisa mais ir até o setor de Protocolo da prefeitura para fazer a sua solicitação, muitos serviços já podem ser acessados pelo site ou via aplicativo no celular. E isso faz toda a diferença tanto para quem pede o serviço quanto para o funcionamento da estrutura administrativa, porque gera economia e agilidade para o Poder Público e o contribuinte”, observa.

Avaliação positiva

Conforme a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, a avaliação do processo de transformação digital, até o momento, é muito positiva. “Iniciamos a transformação digital no ano passado e conseguimos, na etapa inicial, andar pouco mais de 5%, foi muito difícil. Neste ano, a situação foi bem diferente, com o engajamento dos servidores neste projeto e a colaboração da população, saímos de 5% para os atuais 56,25% de serviços digitalizados, o que representa um marco para a gestão pública municipal de Erechim, município com mais de 100 mil habitantes”, observa a secretária.

A secretária de Administração, Izabel Ribeiro, explica que o município de Erechim realiza 304 tipos de processos administrativos. “Hoje, 171 processos estão totalmente digitalizados (56,25% do total), outros 122 são totalmente físicos (40,13%); e 11 estão no status de abertura física ou digital (3,62%)”, observa.

A meta para este ano é chegar aos 90% dos serviços públicos digitalizados. Quanto mais se avança mais difícil e desafiador fica a transformação digital, porque abrange tudo que a prefeitura faz, inclusive, serviços muito complexos e vitais, no sentido estrito do termo, como por exemplo a saúde pública.

A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS