Como fica o casamento depois do namoro

A vida nos reserva desafios. Aliás, a vida é uma sequência de desafios: é a prova mensal, o primeiro emprego, e a escolha do parceiro (a) e várias outras coisas. Com a decisão de se unir ao casamento tanto para o homem quanto para a mulher, a mudança sempre vai gerar desconforto, adaptação à nova realidade, à nova vida. Exige muito esforço de ambas as partes. Depois de casada, as tarefas duplicam: são roupas para os dois, comida para dois, e tudo precisa ser compartilhado. E vem o filho, aí muda os papeis, a mulher vira mãe, homem vira pai. Entra cena o terceiro personagem nesse casamento. Tudo aumenta, roupas, trabalhos de casa, noites sem dormir, preocupações, responsabilidade que assustam o casal, e nessas horas é que infalivelmente vêm à tona as diferenças culturais, quando o casal não tem solidez, comunicação, confiança no relacionamento, vem a primeira crise. Aí vem a pergunta.

Para que serve o Namoro?

Pois bem o namoro, serve para curtir, sair com amigos, muito sexo incansável, não tem hora, não tem local, não tem dor, não tem mimis, tudo vale. Mas esquecem de conversar com quem gosta, o que o parceiro admira, falar sobre família, falar sobre hábitos. O namoro é sim uma preparação para o casamento, mas poucos utilizam esse processo para se fortalecer quando tomar a decisão de casar e não ter surpresas depois. O namoro sim é um momento onde ambos se descobrem, se permitem, aceitar ou não o que o outro oferece. Mas sempre existe aquela famosa frase “Quando casar eu mudo ele (a)”. Não é no casamento que se muda, e sim no processo de namoro. E falar antes o que não concorda, e ir para o casamento confiante e seguro que está com a pessoa certa.

O namoro deve ser todos os dias, a conquista, a forma de como eu converso com o meu parceiro (a), a linguagem do meu corpo, a importância que dou ao meu parceiro (a). Elogiar, admirar o parceiro (a) fazer algo que o mesmo gosta. Tudo isso não é só no namoro, mas sim no nosso dia a dia. Procure lembrar que você é mulher antes de ser mãe, que você é homem antes de ser pai. Qual é o seu papel dentro da casa. O que você faz de diferente para que seu casamento não cai na rotina.

Converse muito com seu parceiro, nunca com o pensamento crítico, mas com leveza nas palavras, e quando o outro estiver falando aceite e veja o que está disponível para você ou não. Converse sobre as tarefas da casa, a tarefas com o filho, afinal a casa e o filho são dos dois.

Companheirismo, respeito, não opte por passar as noites em quartos separados. Assistir em Tvs individual. Dormir um antes outro depois. Procure ficar mais juntos, fazer as refeições juntos, dormir juntos, assistir um filme juntos, use muito o abraço, o beijo, o toque isso ajuda no relacionamento. Conversar das coisas boas e também sobre as decisões que precisam ser tomadas. Lembre-se  o relacionamento vai ter sim situações que ambos não concordam, porém vale muito saber que precisam entrar em acordo. Não tenha medo de conversar sobre tudo com o seu parceiro (a), afinal é essa pessoa que você escolheu para passar o resto dos dias juntos.

Por Joleide Pezzenatto

Especialista da Saúde e Bem Estar do Casal

CRS Nº: 10.123-21/E

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS