Comil tem o primeiro ônibus brasileiro com ar-condicionado movido a energia solar

Projeto desenvolvido pela Startup Catarinense Innovaklim em parceria com a Comil Ônibus, oferece mais sustentabilidade reduzindo significativamente a emissão de carbono

Oferecer para o mercado projetos e soluções inovadoras, sempre foi uma das premissas da Comil Ônibus. Desta vez, em busca de novas soluções para reduzir os gastos operacionais dos clientes, a Innovaklim e Comil uniram esforços para desenvolvimento do primeiro ônibus zero quilômetro com motorização à diesel e sistema de ar condicionado 100% elétrico e ecológico.

O sistema funciona com energia gerada por alternador independente e placas solares. O projeto possui entre as principais vantagens a redução no consumo de combustível, e por consequência a redução das emissões de carbono que giram em torno de 8 a 20%.

A carroceria Comil Piá Rodoviário produzido especialmente para a Concessionária Volkswagen Rezende de Manaus, conta com 31 lugares, poltronas executivas, acessibilidade, itinerário e luminárias de LED.

O ar-condicionado Innovaklim, por sua vez, possui tecnologia 100% brasileira, que utiliza o gás refrigerante 410a que é considerado um dos mais ecológicos do mundo, além de ser extremamente silencioso para os passageiros, possui facilidade de manutenção e rapidez na reposição, já que o equipamento é modular.

 Segundo a Innovaklim, foram necessários dois anos para o desenvolvimento do sistema. Nesse meio tempo, a empresa fez estudos para definir até o tipo de gás refrigerante, firmando seu compromisso com o meio ambiente.

Sobre a empresa Innovaklim: Desde 2019, a empresa 100% brasileira que tem sede em Indaial-SC e filiais em Florianópolis-SC e Campinas-SP, desenvolve e implementa soluções ecológicas para reduzir o consumo de diesel em frotas de veículos pesados.

Divulgação: Comil Ônibus

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS